Leia também:
X General iraniano revela plano para exterminar Israel

Tailândia: Missionária fala de sua atuação no resgate

Tatiane Araujo foi tradutora entre as equipes e orava com as famílias

Virgínia Martin - 11/07/2018 16h43 | atualizado em 20/12/2018 15h25

O nome dela é Tatiane de Araujo, 36 anos, paranaense. Na Tailândia por seis anos, atuando como missionária. Faz parte da Igreja Comunidade Getsêmani e foi enviada para a Tailândia com ajuda da Jocum (Jovens com uma Missão) de Curitiba, com apoio do pastor Arlis Maximiliano.

O que Tatiane não sabia é que sua presença no lugar certo, na hora certa e na missão certa faria com que sua contribuição fosse fundamental para que 13 vidas fossem salvas. O mundo acompanhou o drama dos meninos e seu técnico que estiveram presos em uma caverna por mais de duas semanas. Como parte da equipe de mobilização de resgate estava Tatiana, que prestou serviço voluntário como tradutora. O suporte do idioma facilitou toda a logística da operação. No entanto, enquanto Tatiana trabalhava, ela também orava e reunia suas forças para pedir a Deus pela vida dos garotos, todos componentes de um time de futebol tailândes, o Wild Boars (Javalis Selvagens).

Tatiana atendeu ao Pleno.News às 1h30 (horário na Tailândia, ou seja, de madrugada) e forneceu uma entrevista com detalhes sobre a experiência que viveu nesse episódio e o que faz na Tailândia. Ela conta que atualmente realiza um trabalho pioneiro na cidade de Chiang Rai, chamado Casa da Graça, com prevenção na área de prostituição e tráfico humano. Também dá aulas de inglês e é capelã em uma escola.

Com funciona a Casa da Graça?
A gente, pela graça de Deus, consegue identificar as meninas que estão na área de risco e resgatá-las por meio do Evangelho, do discipulado e da educação. Hoje três meninas moram comigo, que não precisaram ir para a prostituição. Uma delas está indo para a faculdade em agosto.

Você ensina inglês para crianças com a mesma idade dos meninos resgatados. Como é seu trabalho?
Sou professora de inglês, trabalhando como voluntária em uma escola, onde também sou capelã. Sim, dou aulas para crianças e para jovens tailandeses. Trabalho com ação social, ministrando a graça de Deus sobre a vida deles.

O que aconteceu durante os dois dias em que esteve ajudando a equipe?
O governo tailandês havia anunciado, em cadeia nacional, que precisava de voluntários para ajudarem na tradução do trabalho de resgate. Tratava-se de um mutirão envolvendo equipes de vários países. Liguei para a base de operações, me voluntariei e eles me aceitaram. Essa foi a maneira como cheguei até a caverna.

Sei que foi uma oportunidade que Deus me deu. Eu estava orando para que Deus me desse uma chance de conseguir ir até lá e estar orando naquele local e declarar a bênção do Senhor. Orar pelas pessoas que estavam envolvidas no trabalho do resgate. Pude fazer a tradução do inglês para o tailândes e do tailândes para o inglês. No dia 25 de junho, traduzi uma militar americana para o canal de TV local. Foi na noite em que foi confirmado que o grupo havia sido encontrado com vida. Foi um momento de alegria e de celebração.

Também tive a oportunidade de estar ali para declarar a vitória de Deus sobre a vida das famílias. Um dos meninos, de 14 anos, por exemplo, é de família cristã e eu pude estar orando com eles ali na entrada da caverna.

Como avalia o acontecimento, já que esteve tão perto?
O que mais me deixou feliz e que percebi foi que Deus agiu com um milagre. Todos os 13 foram encontrados com vida. Não tenho dúvida de que Deus manifestou seu milagre mais uma vez sobre este povo, sobre esta nação e na vida destes meninos.

Houve manifestações de fé aqui. Os cristãos de Chiang Rai se reuniram no estádio da cidade, o Shingha Stadium, e fizeram uma grande mobilização de intercessão para que aqueles meninos fossem encontrados com vida o mais rápido possível. E que houvesse um milagre da parte de Deus.

O que mais me comoveu foi a unidade dos tailandeses e dos cristãos no mundo inteiro, orando e acompanhando toda a operação, que terminou apenas ontem (10) com o resgate do técnico do time.

E sobre a possibilidade da produtora cristã Pure Flix se interessar em fazer um filme sobre o episódio com o time?

Acho ótimo, desde que não haja exploração. Espero que através do filme, mais pessoas saibam quão grande é o nosso Deus.

Leia também1 Recuperação dos meninos da Tailândia em vídeo e fotos
2 Pais de menino resgatado na Tailândia agradecem orações
3 Produtora cristã quer fazer filme sobre jovens resgatados

Siga-nos nas nossas redes!
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.