Leia também:
X Merkel diz que Alemanha não terá vacinação obrigatória

Surto recorde de gafanhotos devasta o Oeste dos EUA

Lavouras e pastagens no Oeste americano estão sendo afetadas

Monique Mello - 13/07/2021 16h14 | atualizado em 13/07/2021 16h34

Gafanhotos são comuns no Oeste dos EUA, mas houve uma “explosão” deles este ano Foto: USDA/APHIS

Pelo menos 15 estados do Oeste americano estão sofrendo com devastação em lavouras e pastagens, causada por um surto de gafanhotos. O prejuízo já está na casa dos milhões de dólares. De acordo com cientistas, embora os insetos sejam nativos da região, com população controlada, houve uma explosão deles este ano, agravada pela seca e pelas ondas de calor históricas.

Em entrevista à emissora BBC News, o diretor do Serviço de Inspeção Sanitária Animal e Vegetal (APHIS, na sigla em inglês), Bill Wesela, declarou a respeito:

– Gafanhotos e grilos Mórmons são componentes naturais do ecossistema [nesta região dos EUA]. Mas, quando suas populações atingem níveis de surto, eles causam graves perdas econômicas aos recursos agrícolas, particularmente em condições (climáticas) quentes e secas. A infestação deste ano ainda está evoluindo e não estará completa até o final do verão [no Hemisfério Norte] – disse Wesela.

Grupos numerosos dos insetos estão competindo por comida com o gado, devastando plantações de alfafa, milho, trigo e cevada. Outro dano é a redução do habitat e das fontes de alimentação para os animais selvagens da região. Além disso, os gafanhotos provocam danos à fruticultura e à apicultura.

Entre os estados mais afetados pelo surto desses insetos estão Montana, Wyoming e Oregon, onde o departamento estadual de Agricultura vem recebendo relatos de grandes populações de gafanhotos em diversas áreas.

– Pelo menos metade dos condados na parte Leste do estado já registram enormes populações de gafanhotos – disse o entomologista Helmuth Rogg à BBC News.

– Recebemos ligações de motoristas relatando que os insetos estão atingindo os para-brisas e os radiadores dos carros – relatou Rogg, que prevê ainda que o surto este ano será “épico”.

A última grande campanha de supressão de gafanhotos na região foi em 2010, quando o surto desses insetos foi o maior dos últimos 35 anos.

 

Leia também1 Incêndio florestal nos EUA já devastou quase 36,4 mil hectares
2 Mulher é amarrada com fita adesiva após surtar em avião
3 Janssen: EUA alertam para risco de síndrome rara após a vacina
4 EUA: Estátua de famoso general escravocrata é derrubada
5 Faixa ‘Deus abençoe abortos’ é pendurada em estátua de Cristo

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.