Leia também:
X Ataque com faca deixa um morto e feridos na Alemanha

Supostos maus-tratos a pandas gera revolta na China

Vídeo mostra tratadores empurrando os animais em zoológico

Jade Nunes - 28/07/2017 14h14 | atualizado em 28/07/2017 15h19

Especialista da reserva afirmou que pandas podem ser agressivos Foto: Fotos Públicas/Adam Mason

Imagens vazadas que mostram cuidadores empurrando violentamente e jogando pandas no chão se espalharam nas redes sociais da China. A reação da população veio em fortes críticas e obrigou o zoo a investigar o caso.

No vídeo, dois profissionais arremessam os animais com força no chão e os empurram em um dos espaços da Base de Pesquisa e Criação de Panda de Chengdu, no sudoeste do país. Essa é a principal reserva desses animais, que são considerados um verdadeiro símbolo nacional.

A publicação dos vídeos em redes sociais chinesas, como Weibo (equivalente ao Twitter), gerou milhares de críticas, o que levou a reserva a interrogar os cuidadores, revelou a imprensa oficial chinesa nesta sexta-feira (28).

Os protagonistas alegaram que um dos pandas se comportou violentamente quando eles tentaram alimentar os filhotes e, por isso, eles agiram em legítima defesa.

– Ele mordeu a minha mão e começou a sangrar. Quando tentou me morder outra vez, eu o empurrei instintivamente. Quando (os pandas) estão contentes atuam normalmente, mas se percebem algum estímulo externo podem reagir de forma bastante violenta – contou o cuidador, Guo Jingpeng, em declarações divulgadas pela agência “Xinhua”.

Wu Kongju, especialista da reserva, afirmou que, às vezes, os pandas podem sim ter reações muito exageradas.

– Ainda que pareçam animais calmos, são bastante fortes e podem ser violentos – afirmou.

Apesar das explicações, a reserva pediu que os cuidadores sejam mais cautelosos na hora de responder os animais, já que, por vezes, eles simplesmente querem brincar. A China, único habitat natural de pandas, tem 2.100 exemplares, sendo que 1.800 vivem em liberdade.

*Com informações da Agência EFE

Siga-nos nas nossas redes!
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.