Leia também:
X Presidente dos Emirados Árabes Unidos morre aos 73 anos

Suécia indica adesão à Otan um dia após anúncio da Finlândia

País acredita que entrada na aliança preveniria conflitos no norte da Europa

Pleno.News - 13/05/2022 09h27 | atualizado em 13/05/2022 09h49

Ministro da Defesa da Suécia, Peter Hultqvist, e Ministra das Relações Exteriores da Suécia, Ann Linde Foto: EFE/EPA/Henrik Montgomery

A Suécia sinalizou nesta sexta-feira (13), que deve seguir o exemplo da Finlândia e solicitar a adesão à Otan. Autoridades do governo sueco se mostraram favoráveis à entrada na aliança, após a apresentação de um relatório estratégico ao Parlamento que indica o ingresso no bloco.

A ministra das Relações Exteriores da Suécia, Ann Linde, afirmou que a entrada na Otan ajudaria a estabilizar o país, além de beneficiar outras nações ao redor do Mar Báltico.

– A adesão da Suécia à Otan aumentaria o limite para conflitos militares e, portanto, teria um efeito de prevenção de conflitos no norte da Europa – disse Linde a repórteres ao apresentar um relatório sobre segurança ao Parlamento.

De acordo com o relatório elaborado pelo governo e por partidos no Parlamento, apresentado antes da decisão final sobre o ingresso, a adesão da Suécia à Otan elevaria “o limiar (de deflagração) dos conflitos militares” e teria um efeito dissuasivo.

Caso a decisão se confirme após as tratativas no Parlamento, a Suécia romperá com quase 200 anos de neutralidade e não alinhamento militar, tomando o lado da Otan na disputa geopolítica europeia.

– O não alinhamento militar nos serviu bem, mas estamos em uma nova situação agora – acrescentou Linde.

O relatório, intitulado Deterioração do ambiente de segurança – implicações para a Suécia, concluiu que “se a Suécia e a Finlândia fossem membros da Otan, todos os países nórdicos e bálticos seriam cobertos por garantias de defesa coletiva”.

– A incerteza atual sobre que forma a ação coletiva tomaria se ocorresse uma crise de segurança ou um ataque armado diminuiria – acrescentou.

Os comentários da ministra e a apresentação do relatório vêm um dia depois de os líderes da Finlândia se comprometeram a solicitar o ingresso na aliança de 30 nações.

*AE

Leia também1 Otan se mostra disposta a integrar Finlândia rapidamente
2 Hong Kong prende cardeal de 90 anos por apoio a protestos
3 Defesa esperava condenação de 50 anos para Mary Hellen
4 Zelensky se diz "disposto a falar com Putin, mas sem ultimato"
5 Saiba quem é o homem que mais ganhou dinheiro em 2022

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.