Leia também:
X Com verba pública, instituição faz troca de sexo de crianças

Sueca é multada após protesto para afegão não ser deportado

Jovem estava em um voo e se negou a sentar para a decolagem até que homem fosse liberado

Jade Nunes - 18/02/2019 11h47 | atualizado em 18/02/2019 15h06

Elin Ersson Foto: Reprodução

A jovem sueca que viralizou nas redes sociais depois de protestar dentro de um avião para evitar a deportação de um solicitante de refúgio afegão deverá pagar uma multa de 3 mil coroas (pouco menos de R$ 2 mil), conforme determinou um tribunal de Gotemburgo, na Suécia.

Elin Ersson, de 21 anos, estava em um voo que ia de Gotemburgo para Istambul no dia 23 de julho do ano passado e se negou a se sentar para a decolagem até que o homem fosse liberado. O protesto foi transmitido ao vivo nas redes sociais.

Tanto ela quando o solicitante de asilo foram encaminhados para fora do avião, que partiu uma hora e meia depois do horário previsto. Na gravação é possível ver que alguns passageiros ficam do lado de Elin – incluindo um time de futebol -, enquanto outros se irritam com a situação.

A sentença rejeitou o argumento de que ela que não tinha cometido um ato punível porque a ordem para se sentar não foi dada diretamente pelo comandante do avião, mas pela tripulação, e porque seu protesto estava dentro da lei.

– O tribunal considera provado que o comandante decidiu que os passageiros deveriam se sentar em seus lugares antes da decolagem e que a mulher entendeu o que deveria fazer. Ao não seguir as ordens, ela violou as leis de aviação – diz a sentença.

A decisão destaca que o crime, no entanto, não é tão grave e que a multa é suficiente, diferentemente do sugerido pela promotoria, que pedia 14 dias de detenção.

Elin reconheceu que embarcou em busca de um jovem afegão cuja solicitação de asilo tinha sido negada e que seria deportado. Ao descobrir que, na realidade, se tratava de outra pessoa, também do Afeganistão e na mesma situação, ela decidiu manter o protesto.

*Com informações da Agência EFE

Leia também1 Com verba pública, instituição faz troca de sexo de crianças
2 Gestante entra em trabalho de parto e dá à luz durante voo
3 Conheça a cristã condenada à morte por críticas ao islã

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.