Somália: 90 pessoas morrem em explosão de carro-bomba
Governo confirmou que outros 90 civis foram feridos no atentado
Rafael Ramos - 28/12/2019 10h39 | atualizado em 28/12/2019 10h43
A explosão de um carro-bomba, na manhã deste sábado (28), na Somália, resultou na morte de pelo menos 90 pessoas além de deixar mais de outras 90 feridas. A explosão foi em um posto da alfândega na capital Mogadíscio.
A Somália vive em estado de conflito e caos desde 1991 após a queda do ditador Mohamed Siad Barré. Sem um governo efetivo, o país padece nas mãos de milícias e senhores da guerra islâmicos.
De acordo com o Ministério de Relações Exteriores do país, o ataque ocorreu por volta das 2h, no horário de Brasília. Um suposto homem-bomba explodiu seu veículo perto do posto de controle da fronteira, que também é um ponto de coleta de impostos para o governo.
Até agora, nenhum grupo terrorista assumiu a responsabilidade pelo atentado. Entretanto, o grupo jihadista Al Shabab tenha se posicionado contra a construção da estrada entre as duas cidades.
Em entrevista a repórteres no local da explosão, o prefeito de Mogadíscio, Omar Muhamoud, disse que o governo confirmou que pelo menos 90 civis, a maioria estudantes, foram feridos na explosão.
Leia também1 Venezuela é o país mais violento da América Latina
2 Presidente do Chile convoca plebiscito constitucional
3 Em vídeo, Estado Islâmico mata 11 cristãos após o Natal