Leia também:
X Fala de Lula contra o dólar gera preocupação nos EUA

“Sol artificial” da China dá novo passo em direção a reator de fusão

Informação foi divulgada nesta quinta-feira

Pleno.News - 13/04/2023 15h03 | atualizado em 13/04/2023 16h29

Bandeira da China Foto: Pixabay

O reator de fusão termonuclear EAST (Experimental Advanced Superconducting Tokamak), conhecido como o Sol artificial da China, bateu seu recorde ao gerar e manter plasma altamente confinado e quente durante sete minutos.

O EAST, localizado na cidade de Hefei, no leste da China, conseguiu gerar e manter plasma por 403 segundos, superando seu recorde anterior de 101 segundos, alcançado em 2017, conforme informou, nesta quinta-feira (13), a agência estatal de notícias Xinhua. A agência descreve esse novo recorde como “um passo fundamental para o desenvolvimento de um reator de fusão”.

Segundo o cientista Song Yuntao, citado pela Xinhua, a temperatura e a densidade das partículas aumentaram consideravelmente durante esta operação de plasma de alto confinamento, o que assentará “uma base sólida para melhorar a eficiência de geração energética de futuras usinas de energia de fusão e reduzir os custos”.

O objetivo final do EAST, localizado no Instituto de Física de Plasma da Academia de Ciências da China (ASIPP) em Hefei, é criar uma fusão nuclear como a do Sol, usando substâncias abundantes no mar para fornecer um fluxo constante de energia limpa.

Desde a sua ativação em 2006, o EAST, projetado e desenvolvido pelos chineses, tem sido “uma plataforma aberta de testes para cientistas chineses e internacionais conduzirem experimentos e pesquisas relacionados à fusão”, segundo a Xinhua.

Recentemente, foi concluído o projeto do futuro reator de teste de engenharia de fusão da China (CFETR, na sigla em inglês), considerado o Sol artificial da próxima geração, com o objetivo de construir o primeiro reator de demonstração de fusão do mundo.

*EFE

Leia também1 França volta a ter protestos; sede da Louis Vuitton é invadida
2 Ator está desaparecido, e polícia da Flórida faz apelo para achá-lo
3 WhatsApp adiciona ferramenta para dificultar roubo de conta
4 FBI não recomenda uso de entradas USB em locais públicos
5 Luto no esporte: Promessa do vôlei italiano morre aos 18 anos

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.