Leia também:
X Morre militar que ajudou em resgate na Tailândia

Sobrevivente de acidente diz que “sabia que o avião ia cair”

Queda de aeronave deixou pelo menos 15 mortos

Gabriela Doria - 27/12/2019 16h18

Acidente aéreo no Cazaquistão deixou pelo menos 15 mortos Foto: EFE/Vladimir Zaikin

Um dos sobreviventes do acidente ocorrido nesta sexta-feira (27) com um avião de passageiros em Almaty, no Cazaquistão, no qual pelo menos 15 pessoas morreram, afirmou em entrevista à agência EFE ter percebido que a aeronave, da companhia Bek Air, iria cair.

– Quando decolamos, o avião começou a tremer muito, e eu sabia que ia cair – revelou Aslan Nazarliev, um empresário de 34 anos.

Nazarliev ocupava um assento na fileira 15 do Fokker-100 que caiu pouco depois de decolar no aeroporto de Almaty, a maior cidade do Cazaquistão.

– Assim que o avião caiu, saímos pela saída de emergência por cima da asa. Estava escuro. As pessoas estavam usando lanternas de seus telefones celulares – contou.

Segundo o passageiro, os que estavam na parte dianteira da aeronave, até a fileira 14, logo à sua frente, foram os que mais sofreram as consequências da queda.

– Começamos a ajudar a tirar as pessoas que vimos e ouvimos, porque havia muitos gritos e gemidos, e aqueles que já não respiravam mais nós tiramos e afastamos do avião – afirmou, com voz calma.

Uma das coisas que chamaram a atenção de Nazarliev ao deixar a aeronave foi que as asas do Fokker-100 estavam cobertas de gelo.

– Todo mundo que pisou na asa caiu, porque havia gelo. Não posso dizer que (antes de decolar) as asas não foram pulverizadas com anticongelante, mas o fato é que havia gelo – disse.

O avião fazia o voo Z2100 entre Almaty e a capital do país, Nursultan, com 100 pessoas a bordo, sendo 95 passageiros e cinco tripulantes.

Segundo dados divulgados pelas autoridades cazaques, além de 15 mortos, o acidente deixou 66 feridos, dos quais 50 foram internados em hospitais.

*Com informações da agência EFE

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.