Leia também:
X Homem se passa por policial, para agente real e acaba preso

Sítio da Babilônia ganha título de Patrimônio Mundial

Cidade bíblica tem diversos sítios arqueológicos pouco explorados

Camille Dornelles - 05/07/2019 17h27 | atualizado em 15/08/2019 12h24

Babilônia é escolhida Patrimônio Mundial Foto: Reprodução

A Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) deu nesta sexta-feira (5) o status de Patrimônio Mundial ao sítio arqueológico da Babilônia, cidade bíblica que fica no atual Iraque.

A decisão foi marcada por polêmica, já que o Conselho Internacional de Monumentos e Sítios (Icomos) queria torná-lo apenas Patrimônio em Perigo. Depois, um grande grupo de delegações, entre elas o Brasil, defendeu o valor histórico da Babilônia.

No relatório prévio aos debates, o Conselho propôs incluir a cidade em ambas as listas porque o “estado da conservação do lugar é muito preocupante e constitui um perigo confirmado diante da ausência de um enfoque de conservação coordenado, com intervenções prioritárias urgentes”.

Na mesma decisão, as cidades brasileiras de Paraty e Ilha Grande foram reconhecidas Patrimônio Cultural e Natural Mundial.

RISCO À HISTÓRIA
A Babilônia foi o centro do Império Neobabilônico entre 626 e 539 a.C. O espaço possui resquícios arqueológicos dentro e fora da muralha externa da antiga cidade que se destacam por ser um testemunho único de um dos impérios mais influentes do antigo mundo e um dos maiores e mais velhos assentamentos da Mesopotâmia e do Oriente Médio.

Atualmente, 85% dessa história permanece sem ser escavada, mas o que já foi descoberto permitiu obter grandes informações sobre essa época.

O local sofreu sérios danos durante o regime de Saddam Hussein, que promoveu a chamada Missão Renascimento da Babilônia, e posteriormente durante a intervenção militar internacional, que começou em 2003.

Além disso, uma grande variedade de problemas de natureza antropogênica – como saques, construções ilegais e reconstruções inadequadas – e de caráter natural – como erosões -, agravaram o estado de conservação da região.

*Com informações da Agência EFE

Leia também1 Histórico! Paraty recebe título de Patrimônio Mundial
2 Final de novela da Rede Globo registra pior ibope da história

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.