Trump retira tropas da Síria: “Ridículas guerras sem fim”

Presidente ordenou o retorno de seus soldados para os EUA

Pleno.News - 07/10/2019 12h34

Donald Trump ordenou retirada das tropas americanas da Síria Foto: Reprodução

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, declarou nesta segunda-feira que “está na hora de sair de ridículas guerras sem fim”, ao justificar o anúncio da retirada das tropas americanas da Síria. Ele ressaltou que seu governo só entrará em batalhas em que o beneficiem.

– Está na hora de sairmos destas ridículas guerras sem fim, muitas delas tribais, e trazer nossos soldados para casa. Lutaremos onde for para o nosso benefício, e só lutaremos para ganhar. Turquia, Europa, Síria, Irã, Iraque, Rússia e os curdos terão que solucionar a situação e ver o que querem fazer com os combatentes capturados pelo Estado Islâmico na sua ‘vizinhança’ – argumentou Trump no Twitter.

O governante anunciou na noite de domingo (6), de maneira surpreendente, a saída das tropas americanas do norte da Síria devido à iminente operação militar da Turquia contra as milícias curdo-sírias nessa região. Os EUA não querem se envolver no ataque.

Em comunicado, a porta-voz da Casa Branca, Stephanie Grisham, explicou que Trump informou a decisão ao presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, durante uma conversa por telefone.

*Com informações da agência EFE

LEIA TAMBÉM+ EUA: Trump retira verba para aborto e transfere à saúde
+ Era Trump: Desemprego nos EUA é o menor em 50 anos
+ Trump diz que tem o dever de lutar contra a corrupção


Clique para receber notícias
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Grupo