Leia também:
X EI ataca mesquita no Iraque onde califado foi proclamado

Rússia afirma ter matado líder do Estado Islâmico

Ministério de Relações Exteriores declarou ter um "alto grau de certeza" de que o líder foi morto

Gabriela Doria - 22/06/2017 12h20 | atualizado em 16/03/2018 12h29

O Ministério de Relações Exteriores da Rússia declarou, nesta quinta-feira (22), ter um “alto grau de certeza” de que o líder do Estado Islâmico foi morto por forças do governo Putin. O radical Abu Bakr al-Baghdadi teria sido morto num ataque aéreo russo na última semana. Moscou já havia dito, semana passada, que estava checando evidências de que al-Baghdadi estaria morto. Na ocasião, autoridades ocidentais e iraquianas estavam descrentes da afirmação.

O Ministério de Defesa da Rússia disse que o líder do EI foi vítima de um bombardeio aéreo perto da cidade síria de Raqqa, no final de maio. O ataque foi lançado após o governo russo receber informações de que líderes do grupo jihadista estavam planejando um encontro.

O governo norte-americano disse não poder confirmar a informação da morte de al-Baghdadi. A coalizão liderada pelos EUA é aliada das forças iraquianas contra o EI no leste do país. Já as tropas russas lutam ao lado do governo sírio contra os jihadistas. Moscou afirmou também que o ataque matou vários líderes do grupo. Além disso, indicou que 30 comandantes de campo e pelo menos 300 de seus guardas pessoais foram mortos.

Siga-nos nas nossas redes!
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.