Leia também:
X Brasileiro é morto a facadas em universidade dos EUA

Merkel e Putin querem início de processo político na Síria

A chanceler alemã conversou com o presidente russo nesta terça-feira

Jade Nunes - 17/04/2018 10h16

A chanceler alemã Angela Merkel Foto: Agência EFE/CLEMENS BILAN

A chanceler alemã Angela Merkel falou nesta terça-feira (17) por telefone com o presidente russo, Vladimir Putin, para analisar a crise síria e concordaram na necessidade de centrar “todos os esforços” para impulsionar um ” processo político” no país, segundo informou o Governo germânico.

Em um breve comunicado, a Chancelaria ressaltou a concordância de ambos líderes em apostar nesse processo político para pôr fim a “um sangrento conflito” que já dura anos, em linha com a conversa que Merkel teve ontem também com o presidente turco, Recep Tayyip Erdogan.

Antes de Berlim informar sobre o contato entre a chanceler e o presidente russo, o Kremlin emitiu um comunicado no qual destacou que “ambas as partes expressaram disposição para contribuir para retomar os esforços políticos e diplomáticos sobre a Síria, incluído nos fóruns de Genebra e Astana”.

Em sua conversa com Merkel, segundo Moscou, Putin ressaltou que “as ações de uma série de países ocidentais, que cometeram um ato de agressão contra a Síria, supõem uma grosseira violação das normas do direito internacional”.

Para Putin, o ataque cometido no sábado (14) pelos EUA, o Reino Unido e a França causou “um grande dano ao processo de paz na Síria”.

*Com informações da Agência EFE

Leia também1 Estados Unidos consideram novas sanções contra a Rússia
2 Veja como ajudar as vítimas da guerra na Síria
3 Após ataque químico, Macron defende bombardeios na Síria

Siga-nos nas nossas redes!
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.