Leia também:
X Avião com 71 pessoas a bordo cai na capital do Nepal

Guerra na Síria é associada à profecia escrita em Isaías 17

O início do capítulo bíblico descreve que “(Damasco) se tornará um monte de ruínas”

Camille Dornelles - 12/03/2018 10h59 | atualizado em 16/03/2018 12h18

Texto em Isaías 17 tem sido associado à guerra civil da Síria Foto: Museu de Israel

Uma profecia descrita no livro de Isaías, na Bíblia Sagrada, tem sido associada à atual guerra civil na Síria. O início do capítulo 17 descreve que “Damasco deixará de ser cidade, e se tornará um monte de ruínas” (Isaías 17:1,2).

Damasco é nome da capital síria, daí vindo o principal ponto da associação. Outro texto utilizado para sustentar a argumentação se encontra em Jeremias 49:24,25 (“O povo de Damasco está fraco e virou as costas para fugir apavorado. Estão cheios de dor e de angústia como uma mulher que está com dores de parto. Essa famosa cidade, que era feliz, agora está completamente abandonada”).

Porém, estudiosos bíblicos advertem que a comparação não é correta. De acordo com o teólogo mestre em Língua Hebraica Luiz Sayão, o texto de Isaías 17 não é uma referência apocalíptica.

– Fala de uma profecia cumprida na história de Israel. O julgamento divino se cumpriu, e seu desfecho foi ainda mais terrível: A Assíria conquistou Samaria em 722 aC, e o Reino do Norte sucumbiu; conforme as palavras dos profetas de Deus – explicou.

Outro grupo responsável por estudar a relação das profecias bíblicas com os acontecimentos atuais é o Seminário Adventista Latino-Americano de Teologia (SALT). O teólogo do SALT Wilson Borba também confirmou, em entrevista, que os textos não se referem à Síria.

– Quando se estuda a Bíblia, é preciso considerar que existem dois contextos. O imediato, aqueles versículos ou textos mais próximos do texto em estudo, e contexto mais amplo, que envolve o capítulo, o livro, e talvez o que a Bíblia toda diz sobre o assunto – acrescentou.

Leia também1 Dez datas marcantes nos sete anos da guerra na Síria
2 Entenda como a guerra na Síria ficou tão violenta
3 Imagens de vítimas da guerra na Síria são verdadeiras?

Siga-nos nas nossas redes!
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.