Leia também:
X Mergulhador morre durante resgate de jovens na Tailândia

Fechado pacto preliminar de cessar-fogo no sul da Síria

Negociação acontece entre facções opositoras sírias e mediadores russos

Jade Nunes - 06/07/2018 11h45

Campo de refugiados na Síria Foto: EFE/Atef Safadi

As facções opositoras da Síria e os mediadores russos, que negociam em nome de Damasco, chegaram nesta sexta-feira (6) a um acordo preliminar para deter as hostilidades na província de Deraa (sul), de onde sairão os rebeldes para o norte do país, segundo o Observatório Sírio de Direitos Humanos.

Estes são os primeiros pontos estipulados pelas duas partes no marco das negociações que são retomados hoje após sua suspensão nesta quarta-feira (4), a fim de fechar um pacto global sobre a situação em Deraa, uma das poucas regiões da Síria nas quais ainda há presença de grupos armados rebeldes e islamitas.

O Observatório detalhou que representantes das facções e da Rússia acertaram deter as hostilidades de forma “rápida e total” e o desdobramento da Polícia Militar russa na província de Deraa – mas não na sua capital – e na passagem fronteiriça de Nasib com a Jordânia.

Segundo as fontes consultadas pela ONG, os rebeldes aceitaram entregar suas armas pesadas, em troca de que as forças governamentais se retirem de quatro localidades do leste de Deraa, onde as tropas ganharam terreno nos últimos dias.

Além disso, este pacto preliminar inclui a abertura de um corredor seguro para que os rebeldes e suas famílias possam deixar Deraa em direção ao norte do país, se assim o desejarem.

O Observatório acrescentou que as duas partes continuarão negociando para conseguir um compromisso sobre outros pontos, até a consecução de um pacto global que seja aplicado de forma completa em Deraa.

*Com informações da Agência EFE

Leia também1 Novos bombardeios causam mais mortes na Síria
2 Ataque a província rebelde mata mais de 40 na Síria
3 Soldados pró-Assad morrem em confrontos com EI na Síria

Siga-nos nas nossas redes!
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.