Leia também:
X Tempestades no sul da França deixam 13 mortos

Conflito sírio ameniza e Israel reabre fronteira com o país

Ato marca reaproximação entre países e processo de pacificação

Camille Dornelles - 15/10/2018 10h47 | atualizado em 15/10/2018 10h50

Fronteira entre Síria e Israel Foto: EFE/Stringer

Israel reabriu, nesta segunda-feira (15), a passagem fronteiriça de Quneitra, nas Colinas de Golã, na Síria. A passagem estava fechada desde 2014 como uma das consequências da guerra civil síria.

A reaproximação dos países foi possível por um esforço da Organização das Nações Unidas, que usará a passagem como caminho para as forças de segurança internacionais e também ajuda humanitária.

– A passagem está aberta a princípio para oficiais da Força das Nações Unidas de Observação da Separação (UNDOF) que estão retornando ao lugar progressivamente. No futuro, se tudo correr bem, será aberta para o trânsito de pessoas para visitas familiares e para o comércio – anunciou um oficial do exército que pediu para não ser identificado.

A principal passagem fronteiriça entre a Síria e a Jordânia, a de Jaber-Nasib também foi reaberta oficialmente nesta segunda, depois de três anos.

– A reabertura ajudará na implementação do acordo de 1974, que tem foco principalmente na declaração de uma área de separação, uma área desmilitarizada entre os territórios controlados por ambos os países – afirmou o exército israelense em comunicado.

O exército do presidente da Síria, Bashar al Assad, retomou o controle de províncias do sul, fronteiriças a Israel e Jordânia, em julho. Desde então, a relação com esses países tem sido normalizada.

*Com informações da Agência EFE

Leia também1 Síria: Opositores tiram armas de área desmilitarizada
2 Síria expõe peças recuperadas das mãos de terroristas
3 Síria registra menos mortes de civis em setembro, diz ONG

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.