Leia também:
X Especial Vida para Síria: Como os refugiados vivem no Brasil?

Cerca de 1,5 mil sírios deixam Ghouta Oriental

No grupo estão rebeldes, seus familiares e outros civis

Jade Nunes - 31/03/2018 14h04 | atualizado em 09/04/2018 11h06

Guerra na Síria completou sete anos Foto: EFE/Mohammed Badra

Cerca de 1,5 mil combatentes de grupos rebeldes sírios, seus familiares e outros civis deixaram nas últimas horas a região de Guta Oriental, perto de Damasco, em virtude de um acordo com as autoridades, informou neste sábado (31) o Observatório Sírio de Direitos Humanos.

O comboio, formado por mais de 100 ônibus, é dividido em dois grupos, o primeiro dos quais chegou hoje ao noroeste da província de Hama (centro), escala para seu destino final na província de Idlib (norte). Espera-se que o segundo grupo alcance a região nas próximas horas.

Com estas pessoas, já chegam a 42 mil, entre civis e combatentes, as pessoas que deixaram Guta Oriental e partiram para Idlib, em virtude dos acordos entre facções islamitas daquela região dos arredores de Damasco e da Rússia, aliada do governo sírio.

De acordo com dados do Observatório, pelo menos 107 mil pessoas fugiram de lugares em poder dos grupos islâmicos em áreas controladas pelo exército sírio através dos corredores humanitários habilitados pelas forças governamentais.

Por outro lado, a ONG informou que as forças leais ao presidente Bashar al-Assad continuam mobilizando tropas ao redor de Duma, a única cidade de Guta Oriental que permanece em mãos dos rebeldes, enquanto as negociações na área continuam.

*Com informações da Agência EFE

Leia também1 Especial Vida para Síria: Como os refugiados vivem no Brasil?
2 Síria prepara ataque em última base rebelde
3 Fugindo da guerra, sírio encontra a paz no Brasil

Siga-nos nas nossas redes!
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.