Leia também:
X Rei Charles “vetou” Meghan em última visita de Harry à rainha

“Sinto o peso da História”, diz Rei em primeira fala ao Parlamento

Charles III prometeu reinar de forma "abnegada" como a rainha Elizabeth II

Thamirys Andrade - 12/09/2022 10h38 | atualizado em 12/09/2022 11h09

Rei Charles III em primeiro discurso ao Parlamento Foto: EFE/EPA/UK PARLIAMENTARY RECORDING

Charles III afirmou, nesta segunda-feira (12), no primeiro discurso como monarca no Parlamento do Reino Unido, que reinará de forma “abnegada”, como fez a mãe, Elizabeth II, e com respeito “aos princípios constitucionais”.

O rei relembrou o legado da rainha, que morreu na última quinta (8), aos 96 anos, em resposta às mensagens de condolências que foram transmitidas pela Câmara dos Lordes (alta), John McFall; e dos Comuns (baixa), Lindsay Hoyle.

Ambos exaltaram o trabalho de “liderança e serviço” de Elizabeth II e prometeram lealdade ao novo soberano, expressando confiança de que ele reinará com base no princípio constitucional de uma monarquia parlamentarista.

– Estando aqui, diante de vocês hoje, não posso deixar de sentir o peso da História que nos cerca e nos lembra das tradições parlamentárias cruciais a que os membros de ambas as câmaras se dedicam com tanto compromisso pessoal – disse Charles III, que se sentou no trono ao lado da rainha consorte Camilla.

Elizabeth II foi “um padrão para todos os príncipes vivos”, afirmou o rei, citando William Shakespeare na peça Henrique VIII.

A rainha “se comprometeu a servir seu país, a seu povo e a manter os preciosos princípios do governo constitucional que constituem o coração da nossa nação”, disse.

– Deu um exemplo de dever abnegado que, com a ajuda de Deus e os conselhos de vocês, estou determinado a seguir fielmente – completou o rei.

Após a visita ao Parlamento, Charles III, acompanhado de Camilla, viajará de avião para Edimburgo, na Escócia, onde passará em revista a Guarda de Honra na residência real de Holyrood, antes de participar de uma cerimônia na catedral de St. Giles, em memória da rainha, cujo corpo será levado em procissão.

O soberano receberá em audiência a primeira-ministra da Escócia, Nicola Sturgeon, e, posteriormente, irá ao Parlamento autônomo do país, o que também fará na Irlanda do Norte e no País de Gales.

*EFE

Leia também1 Charles III é proclamado rei e diz que seguirá exemplo de sua mãe
2 Rei Charles "vetou" Meghan em última visita de Harry à rainha
3 Funeral da rainha Elizabeth é marcado. Confira os detalhes!
4 Ucrânia avança em Kharkiv, e Rússia anuncia recuo de tropas
5 Repórter do Multishow faz piada com morte de Elizabeth II

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Grupo
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.