Leia também:
X Papa diz que pandemia agravou dificuldades dos venezuelanos

Show em Barcelona com 5 mil pessoas não aumentou infecções

Evento foi um experimento clínico liberado por autoridades espanholas

Monique Mello - 29/04/2021 16h52 | atualizado em 29/04/2021 17h24

Show em Barcelona da banda Love of Lesbian Foto: Reprodução/Twitter

Na Espanha, foi realizado um experimento clínico por meio de um show com cerca de 5 mil pessoas. O objetivo era descobrir formas seguras de retomar as atividades coletivas e sociais. Os participantes usavam máscaras, mas não precisavam manter distanciamento social. As autoridades espanholas autorizaram a realização do evento, apenas por se tratar de um teste.

Não foram detectados sinais expressivos de infecção por Coronavírus entre as pessoas que participaram do concerto, realizado em 27 de março.

Apenas seis pessoas que estavam presentes no experimento, testaram positivo para Covid-19, 14 dias depois. No entanto, de acordo com os cientistas, essa incidência, foi menor do que a observada na população em geral.

– Não há nenhum sinal que sugira que aconteceu uma transmissão do novo Coronavírus dentro do evento – disse Josep Maria Llibre, médico do hospital catalão Germans Trias i Pujol, em anúncio nesta terça-feira (27).

Todos os espectadores foram submetidos a testes de antígenos antes e depois do show e tiveram de usar máscaras do tipo PFF2. Garrafas de álcool gel desinfetante também foram disponibilizadas.

Os exames foram feitos em três lugares de Barcelona com uma equipe de 80 enfermeiras, equipadas com utensílios de proteção individual, e os participantes receberam os resultados via celular em pouco menos de 15 minutos depois da testagem.

– Pode-se dizer que não houve uma “supertransmissão” durante o evento. Foi comprovado que é possível criar eventos seguros para evitar a transmissão do coronavírus – disse o infectologista Boris Revollo à Agence France-Presse.

Os organizadores do evento disseram que a iniciativa foi um “sucesso” e afirmaram que “começam a ver uma luz no fim do túnel”.

 

 

Leia também1 Covid: Taxa de transmissão no Brasil cai pela 1ª vez em 5 meses
2 França anuncia redução de restrições a partir de maio
3 Pandemia: Nova Iorque reabrirá por completo em 1º de julho
4 Papa diz que pandemia agravou dificuldades dos venezuelanos
5 Argentina abre registro de sementes de cannabis para cultivo medicinal

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.