Sem urnas eletrônicas, EUA leva dias para divulgar resultados
Em 2020, por exemplo, a Califórnia demorou 20 dias para contabilizar os votos
Pleno.News - 05/11/2024 20h53 | atualizado em 06/11/2024 11h18
Nos Estados Unidos, o resultado da eleição presidencial deve ser conhecido nos próximos dias. O processo de apuração varia conforme o estado, especialmente por causa do volume de votos enviados por correio, o que faz com que cada localidade apresente seus resultados em ritmos diferentes.
A votação acontece nesta terça-feira (5), e alguns estados já devem iniciar as apurações e divulgar resultados preliminares ainda hoje. Flórida, Idaho, Oregon, Alabama, Havaí, Montana, New Hampshire, Vermont, Tennessee, Oklahoma e Carolina do Sul estão entre os que devem apresentar dados parciais até o fim do dia. Em 2020, por exemplo, a Flórida apurou quase todos os votos poucas horas após o fechamento das urnas, e a expectativa é de que mantenha esse ritmo em 2024.
Mas, nos estados considerados decisivos, que tendem a influenciar diretamente o resultado final, a conclusão da contagem ainda deve demorar. A Geórgia e a Carolina do Norte, entre os estados-chave, são os que provavelmente finalizarão o processo mais rapidamente, mas votos por correio e de eleitores com necessidades especiais podem atrasar o resultado. Segundo o New York Times, Nevada e Arizona devem ser os estados com apuração mais lenta.
Em Nevada, quase metade dos eleitores usou o voto por correio, método que demanda mais tempo para conferência. No Arizona, o condado de Maricopa, o maior do estado, estima que pode levar até 13 dias para completar a apuração.
Não há previsão de conclusão para outros estados importantes, como Wisconsin, Michigan e Pensilvânia. Na Pensilvânia, a legislação local impede que a contagem comece antes do dia da eleição, o que naturalmente prolonga o processo. Wisconsin espera finalizar a apuração até quarta-feira, enquanto Michigan prevê contabilizar metade dos votos até a madrugada.
Entre os estados que tradicionalmente demoram mais na apuração estão Califórnia, Nova Iorque, Washington e Utah. Na Califórnia, por exemplo, a contagem em 2020 foi concluída apenas um mês após o dia da eleição, e a expectativa é de que o mesmo ocorra este ano. As informações são do UOL.
Ver essa foto no Instagram
Leia também1 Franklin Graham vota contra "agenda imoral e antiDeus"
2 Lula parabeniza primeiro brasileiro a comandar Interpol
3 André Lajst: "Regime iraniano é ameaça sobretudo às mulheres"
4 Do Val pede ao Senado ‘pelo amor de Deus’ que 'barre' ato de Moraes
5 EUA: Trump não contestará resultado se eleição for “justa”