Leia também:
X Guaidó convoca protestos por causa do apagão no país

Sem água, venezuelanos usam rio poluído para sobreviver

Apagão interrompeu fornecimento de água para a população

Gabriela Doria - 11/03/2019 20h14 | atualizado em 12/03/2019 09h36

Moradores de Caracas precisaram recorrer, nesta segunda-feira (11), ao Rio Guaire, um dos mais poluídos da Venezuela, para buscar água. O apagão generalizado, que começou na última quinta (7), interrompeu o fornecimento de água na capital e em várias regiões do país.

O Rio Guaire, que corta Caracas de leste a oeste, recebe os resíduos produzidos por quase toda a cidade. O alto nível de poluição da água é conhecido em todo o país.

A Guarda Nacional Bolivariana (GNB) foi até a região quando os venezuelanos começaram a se aglomerar perto do rio e cruzar a avenida Francisco Fajardo, a principal via da capital.

– Estamos há quatro dias sem água, sem luz, sem nada. Precisamos pelo menos de água – disse uma das venezuelanas que levou baldes para o rio poluído.

Morador de San Agustín, no oeste de Caracas, Jesús Contreras, foi ao rio com duas bacias, mas acabou impedido de pegar água pelos agentes da GNB. Ele criticou os policiais e disse que seus filhos já não têm água para beber em casa.

– Eles devem ter onde pegar água ou têm água todos os dias em casa – desabafou, indo foi embora com os recipientes vazios.

APAGÃO
O fornecimento de energia foi parcialmente restabelecido em Caracas nesta segunda-feira após o blecaute maciço ocorrido na quinta-feira. Várias regiões da Venezuela, porém, seguem sem luz.

Algumas regiões da capital sofrem cortes intermitentes de luz e outras estão no escuro desde às 17h de quinta-feira (18h em Brasília), quando ocorreu o blecaute.

Por outro lado, em áreas em que o serviço foi restabelecido, como Baruta, na região metropolitana de Caracas, os moradores sofreram com outro problema: a explosão de transformadores.

O governo de Nicolás Maduro atribui a crise a uma sabotagem na principal usina de Guri, a maior hidrelétrica do país, responsável por fornecer energia para 70% da população venezuelana. A oposição nega e coloca a culpa na incompetência do chavismo.

*Com informações da Agência EFE

Leia também1 Guaidó convoca protestos por causa do apagão no país
2 Após protestos, Maduro diz: "Aqui ninguém irá se render"
3 15 pessoas morrem por causa de apagão na Venezuela

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.