Leia também:
X Índices de sarampo provocam alerta nos Estados Unidos

Segundo maior diamante do mundo é encontrado na África

Pedra tem aproximadamente o tamanho de uma bola de tênis

Jade Nunes - 26/04/2019 08h00 | atualizado em 26/04/2019 09h12

Segundo maior diamante do mundo Foto: EFE/Lucara Diamond Corp

O segundo maior diamante do mundo, de 1.758 quilates, foi encontrado pela empresa mineradora canadense Lucara em sua unidade de exploração de Karowe, no centro de Botsuana, informou a companhia.

A pedra pesa 352 gramas e tem aproximadamente o tamanho de uma bola de tênis, embora não chegue a ser qualificada como uma joia por causa de sua “qualidade variável”.

– Karowe produziu dois grandes diamantes de mais de 1 mil quilates em apenas quatro anos – ressaltou o executivo-chefe da Lucara, Eira Thomas, em comunicado divulgado no final da noite desta quinta-feira (25).

A pedra desbanca da segunda posição, outra encontrada pela mesma companhia em 2015, também em Botsuana, que tinha 1.111 quilates.

Pedra foi encontrada em Botsuana Foto: EFE/Lucara Diamond Corp

Estas duas pedras só são superadas pelo famoso “diamante de Cullinan”, de 3.106 quilates, extraído no povoado sul-africano de mesmo nome em 1905, e que faz parte das joias da coroa do Reino Unido.

A empresa canadense assegura que, desde 2015, foram descobertos 12 diamantes de mais de 300 quilates em Karowe, dos quais vendeu 11, arrecadando cerca de 158 milhões de dólares (cerca de R$ 595 milhões).

Situado no sul da África, Botsuana, um vasto país árido de pouco mais de dois milhões de habitantes, é um dos maiores produtores de diamantes do mundo, uma indústria que representa 80% de suas exportações.

*Com informações da Agência EFE

Leia também1 Índices de sarampo provocam alerta nos Estados Unidos
2 Líder de igreja atacada diz que fiéis se mantêm firmes
3 "Não debato com criminosos", diz Moro de político português

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.