Leia também:
X Foguete chinês descontrolado cairá na Terra no fim de semana

Segundo EUA, vacinas protegem mais do que imunização natural

Anthony Fauci, conselheiro médico do presidente americano, pediu que todos se vacinem

Pleno.News - 05/05/2021 15h41 | atualizado em 05/05/2021 16h07

Dr. Anthony Fauci, principal epidemiologista do governo dos Estados Unidos Foto: EFE/EPA/Al Drago/Archivo

O principal epidemiologista do governo dos Estados Unidos, Anthony Fauci, disse nesta quarta-feira (5) que as vacinas contra a Covid-19 oferecem mais proteção do que a imunização natural.

Por esse motivo, durante a coletiva de imprensa da Casa Branca sobre a pandemia, o conselheiro médico do presidente americano, Joe Biden, pediu que todos se vacinem, uma vez que os imunizantes contra a doença são “altamente eficazes”.

– São melhores do que a resposta (imune) tradicional que se obtém com uma infecção natural – destacou Fauci.

A esse respeito, ele disse que as pessoas que receberam uma vacina desenvolvida com tecnologia de RNA mensageiro, como a da Pfizer e a da Moderna, produzem até 10 vezes mais anticorpos do que as pessoas infectadas com o coronavírus que se recuperaram.

O perito utilizou uma série de gráficos para explicar que, quando uma pessoa é infectada e depois vacinada, a resposta imune dispara, gerando inclusive uma proteção mais eficaz contra algumas das variantes do vírus, como a sul-africana.

Existem atualmente três vacinas licenciadas para utilização de forma emergencial nos EUA: a vacina da Pfizer e a da Moderna, que requerem duas doses, e a vacina de dose única da Johnson & Johnson.

A Pfizer e a Moderna utilizam a tecnologia de RNA mensageiro, que é uma espécie de código que a vacina fornece às células e serve como manual de instruções para que o sistema imunológico do vacinado aprenda a reconhecer o coronavírus e a atacá-lo.

Por sua vez, imunizantes como o da Johnson & Johnson e o da AstraZeneca utilizam um adenovírus, que é um “vírus inativo” que envia instruções ao corpo da pessoa vacinada para combater a Covid-19.

Os EUA são o país mais afetado pela pandemia com mais de 32,5 milhões de infecções e mais de 578 mil mortes, de acordo com dados da Universidade Johns Hopkins.

De acordo com dados do Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos EUA (CDC), mais de 106 milhões de americanos estão totalmente vacinados, enquanto mais de 147 milhões receberam pelo menos uma dose.

*Com informações da Agência EFE

Leia também1 EUA: Donald Trump lança sua própria rede social
2 Em evento, presidente argentino compara Biden a Perón
3 Biden promete ao Brasil R$ 105 milhões em 'kit intubação'
4 Covid: Biden amplia metas para avançar em vacinação
5 Casa Branca diz trabalhar com Brasil para ajudar hospitais

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.