Saiba quem é o homem azul da abertura polêmica de Paris 2024
Philippe Katerine tem três filhos e disse que foi criado na religião cristã
Pleno.News - 03/08/2024 15h50 | atualizado em 06/08/2024 18h48

Philippe Katerine, artista francês, participou da cerimônia de abertura das Olimpíadas de Paris. Ele interpretou Dionísio, o deus grego do vinho, na abertura polêmica do evento esportivo.
A festa pagã ligada ao Olimpo foi interpretada por muitos como alusão ao quadro A Última Ceia, de Leonardo da Vinci, gerou protestos.
Os organizadores dos Jogos Olímpicos alegaram que a cena não fez referência ao Cristianismo e sim à festa de Dionísio, que apareceu retratado por um homem pintado de azul, Philippe Katerine. Com ele, na performance, estavam drag queens e diversos dançarinos.
Depois das críticas de artistas e políticos, o artista francês se desculpou publicamente.
– Lamento se foi chocante, (…) não foi a intenção – disse ele à CNN França.
Philippe afirmou ainda que foi criado na religião cristã.
-Fui criado na religião cristã e o que é belo na religião cristã é o perdão. Então, peço desculpas se ofendi.
Ele é pai de três filhos e já ganhou o Prêmio de Melhor Ator Coadjuvante no 44º César Awards pela sua interpretação em Sink or Swim, em 2019. O artista também apareceu em filmes como Gainsbourg – O homem que Amava as Mulheres, dirigido por Joann Sfar, em 2010; e Gaz de France, de Benoît Forgeard, segundo informações do jornal O Globo.
O artista “azul” revelou o valor que teria recebido pela atuação. De acordo com publicação do portal francês Le Parisien, nesta quinta (1º), Katerine concedeu uma entrevista ao Libération afirmando ter recebido 200 euros (cerca de R$ 1,2 mil) pelo papel.
– Me pareceu muito. Eu apenas coloquei [a quantia] no bolso. Mas, você sabe, eu teria pago 200 euros para fazer isso – disse.
Em post feito no Instagram, Katerine chegou a publicar imagens que fizeram dele na performance de abertura. Na legenda, o artista agradeceu a “compreensão”.
Leia também1 Artista "azul" das Olimpíadas gera controvérsia ao revelar cachê
2 PM de São Paulo é convocado para ser árbitro nas Olimpíadas
3 COI defende boxeadora argelina: "É mulher em seu passaporte"
4 Prefeita de Paris apoia diretor de abertura polêmica da Olimpíada
5 Paris24: Entenda caso da lutadora intersexual que gerou polêmica