Leia também:
X Brasil vai pedir suspensão da Venezuela do Mercosul

Saiba como 10 cidades estão acabando com a poluição

Banir os carros a diesel é uma estratégia usada em muitos lugares

Jade Nunes - 05/08/2017 12h00 | atualizado em 05/08/2017 12h01

 

Paris trava uma longa batalha contra a poluição Foto: Reprodução Pinterest

A poluição tem sido uma grande preocupação em diversos países, chega até a fazer parte da agenda de políticos. Mas algumas cidades ao redor do mundo têm sido bem sucedidas em acabar com esse problema. Na lista feita pelo site Curbed é possível ver como 10 cidades estão se livrando da poluição.

Oslo, Noruega
Uma das primeiras cidades a liderar o movimento para banir os carros, Oslo planeja abolir todos os veículos até 2019. Para isso, investe em transporte público. A capital refez 35km de estrada para implementar uma zona livre de carros. Motoristas também não encontram estacionamento com facilidade.

Bogotá, Colombia
A capital da Colombia trabalha para se ver livre dos carros desde 1974. Toda semana, uma extensão de mais de 120km é fechada para veículos (o evento se chama Ciclovia). Atualmente, Bogotá tem mais de 320km exclusivos para ciclistas.

Paris, França
Paris restringiu o uso de carros no centro da cidade nos últimos anos por causa da poluição. Veículos registrados antes de 1997 foram proibidos de entrar na cidade, a Champs-Élysées proíbe uma vez ao mês o tráfego de automóveis, e uma parte da rua que fica próxima ao Rio Sena foi restaurada para pedestres. Paris também se comprometeu a banir os veículos a diesel até 2025 e a dobrar o número de faixas para ciclistas até 2020.

Londres, Inglaterra
Assim como Paris, Madri e cidade do México, Londres planeja banir os carros a diesel até 2020. A cidade também planeja investir $ 1 bilhão na construção de uma infraestrutura para ciclistas até 2026.

Berlim, Alemanha
Berlim anunciou a construção de, pelo menos, doze estradas exclusivas para ciclistas. A capital da Alemanha também implementou a Zona de Baixa Emissão (LEZ, na sigla em inglês), que baniu todos os carros a diesel e gasolina que falharam em se adequar aos novos padrões de emissões de gases poluentes.

Madri, Espanha
A prefeita de Madri, Manuela Carmena, afirmou que a maior via da cidade, a Gran Via, só irá permitir acesso a bicicletas, ônibus e táxis até o final do seu mandato em maio de 2019. Outras 23 ruas serão redirecionadas exclusivamente a pedestres.

Atenas, Grécia
Atenas afirmou em dezembro de 2016 que irá banir carros a diesel do centro da cidade até 2025. A cidade já limita o uso desse tipo de veículo, já que em certos dias da semana eles só podem circular se tiverem uma licença.

Tóquio, Japão
Tóquio foi uma das primeiras cidades a banir veículos a diesel. Em 2000 a cidade baniu todos os carros do tipo, menos aqueles que instalaram um purificador de gases de escapamento. A mudança reduziu a poluição do local e agora os residentes podem ver o Monte Fiju a duas horas de distância.

Milão, Itália
Uma das políticas públicas de Milão é dar vouchers para quem topa andar de transporte público e deixar o carro em casa. A cidade já baniu a maior parte dos carros poluentes do centro da cidade.

Bruxelas, Bélgica
A cidade da Bélgica planeja banir em 2018 todos os carros a diesel fabricados antes de 1998. Também há uma política para aumentar a área destinada exclusivamente a pedestres.

Siga-nos nas nossas redes!
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.