Leia também:
X Ucrânia relata 137 mortos no 1º dia de guerra com a Rússia

Russos se aproximam de Kiev, e Ucrânia tenta impedir invasão

Governo ucraniano encorajou moradores a fazerem coquetéis molotov

Paulo Moura - 25/02/2022 07h41 | atualizado em 25/02/2022 09h17

A imprensa ucraniana informou, no início desta sexta-feira (25), que tropas e tanques russos se aproximam de Kiev, capital da Ucrânia, para iniciar uma invasão por terra. Para tentar atrapalhá-los, o governo ucraniano encorajou moradores a fazerem coquetéis molotov para atacar os russos.

Em outra tentativa de atrasá-los, as forças de defesa ucranianas resolveram explodir uma ponte sobre o rio Teteriv, no caminho para a capital. No entanto, de acordo com o próprio ministério da Defesa ucraniano, militares russos já estão posicionados no distrito residencial de Obolon, em Kiev.

Na madrugada desta sexta, o Ministério da Defesa da Ucrânia também informou que conseguiu interceptar dois ataques aéreos russos à capital do país nesta madrugada. Destroços de um avião militar chegaram a atingir prédios residenciais na cidade durante a noite.

As autoridades ucranianas informaram que tais destroços seriam de uma aeronave russa que havia sido atingida, mas observadores internacionais levantam a possibilidade de ter sido um avião das próprias forças da Ucrânia que teria, na verdade, sido derrubado por um míssil russo.

Um assessor do Ministério do Interior ucraniano, Anton Gerashenko, disse à imprensa local que “o dia mais difícil será hoje [sexta]. O plano do inimigo é romper com tanques [as defesas das cidades] de Ivankiv e Chernihiv e ir a Kiev”. O Ministério da Defesa da Ucrânia também informou que teria matado mais de 800 militares russos.

A vice-ministra da Defesa ucraniana, Hanna Maliar, declarou ainda que as forças armadas do país teriam abatido sete aviões militares, seis helicópteros, 130 veículos blindados de combate e mais de 30 tanques. Não é possível, porém, confirmar a veracidade das informações prestadas pelo governo ucraniano.

Leia também1 Ucrânia relata 137 mortos no 1º dia de guerra com a Rússia
2 Ucrânia anuncia ter distribuído 10 mil fuzis a cidadãos
3 Fotos: Confira como foi o dia da população na Ucrânia
4 STF está perto de manter Fundão Eleitoral de R$ 4,9 bilhões
5 Ucrânia pede à população que apoie o Exército e a economia

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.