Leia também:
X Zelensky: Falha em negociações pode causar 3ª Guerra Mundial

Rússia usa mísseis hipersônicos pelo 2° dia seguido na Ucrânia

Projétil tem um alcance de até 2 mil quilômetros e voa a 10 vezes a velocidade do som

Pleno.News - 20/03/2022 13h34

Vladimir Putin Foto: EFE/EPA/MIKHAIL KLIMENTYEV / KREMLIN POOL / SPUTNIK

A Rússia usou mísseis supersônicos sobre um depósito de combustível em Kostiantynivka, uma cidade próxima de Mykolaiv, informou o Ministério de Defesa russo. O ataque ocorre após o que bombardeou uma escola que servia de abrigo para cerca de 400 pessoas em Mariupol, na Ucrânia. De acordo com a pasta, as forças do país utilizaram este tipo de armamento pela segunda vez e pelo segundo dia seguido.

A Rússia disse que o Kinzhal (nome do míssil hipersônico utilizado) tem um alcance de até 2 mil quilômetros e voa a 10 vezes a velocidade do som. O Pentágono – sede do Departamento de Defesa dos EUA – diz que ainda não confirmou seu uso na Ucrânia.

Porta-voz do Ministério de Defesa da Rússia, Igor Konashenkov disse que mísseis de cruzeiro Kalibr lançados por navios de guerra russos no Mar Cáspio também estiveram envolvidos no ataque ao depósito de combustível de Kostiantynivka. Eles destruíram uma fábrica de reparos de blindados no norte da Ucrânia.

Analistas ocidentais minimizaram a importância do uso da arma hipersônica. Eles disseram que ela não dava a Moscou uma vantagem extra, mas era uma ferramenta que o Kremlin poderia usar para anunciar seu poderio militar e alertar outros países contra a intervenção.

“Não é um divisor de águas”, mas sim uma “mensagem de intimidação e dissuasão em relação à Ucrânia e ao Ocidente”, avaliou o pesquisador sênior associado ao Centro de Pesquisa de Estudos de Conflitos na Inglaterra, Valeriy Akimenko.

*Com informações da AE

Leia também1 Escola que abrigava 400 pessoas é bombardeada, afirma Ucrânia
2 Ator Alain Delon cogita própria morte por eutanásia, diz filho
3 No Paraguai, povo vai às ruas e consegue reduzir preço do combustível
4 Pela primeira vez, Rússia sinaliza avanços em acordos de paz
5 Repórter ucraniano pede desculpas após citar nazista e morte de crianças russas

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.