Leia também:
X Atirador invade escola na Rússia e deixa mortos e feridos

Rússia planeja fechar fronteira para evitar saída de homens

Cerca de 261 mil russos teriam cruzado a fronteira em três dias

Pleno.News - 26/09/2022 11h03 | atualizado em 26/09/2022 11h28

Vladimir Putin Foto: EFE/EPA/MIKHAIL KLIMENTYEV / KREMLIN POOL / SPUTNIK

O governo da Rússia planeja fechar a fronteira para os homens em idade de mobilização, depois que dezenas de milhares de pessoas deixaram o país, desde que o presidente, Vladimir Putin, decretou estado de mobilização parcial, conforme publicado, nesta segunda-feira (26), pela imprensa local.

A proibição entraria em vigor após os referendos de integração com a Rússia, que acontecem nos territórios da Ucrânia ocupados parcialmente pelas tropas russas, de Donetsk, Lugansk, Kharkiv e Zaporizhzhia, segundo veiculou o site russo Meduza.

Atualmente, apenas homens que recebem autorização por escrito dos centros de recrutamento militar podem deixar o território nacional. Por causa disso, segundo o site The Bell, os guardas fronteiriços do Serviço Federal de Segurança (FSB) nos aeroportos receberam listas de russos que devem ser mobilizados.

Cerca de 261 mil russos teriam cruzado a fronteira entre quarta-feira (21) e sábado (24), conforme veiculou o site Novaya Gazeta Europa, que cita fontes do FSB.

Já nos círculos da presidência russa há dúvidas sobre a quantidade. Embora, haja admissão que a tendência é preocupante e que os militares poderiam convencer Putin da necessidade de medidas urgentes para conter esse êxodo.

Segundo o advogado de direitos humanos Pavel Chikov, a guarda fronteiriça do FSB já impediu a saída da Rússia de pessoas que tentavam ir para o Cazaquistão. O jornal RBC informou hoje que o Serviço Federal de Segurança decidiu deslocar blindados para a passagem fronteiriça entre a Ossétia do Norte e a Geórgia, para evitar incidentes.

Na região, são formadas há dias filas quilométricas, assim como nas fronteiras com a Finlândia, Cazaquistão e Mongólia. Enquanto isso, continuaram os ataques contra centros de alistamentos na Rússia. O último aconteceu hoje na região de Irkutsk, na Sibéria.

No local, um jovem disparou a queima-roupa contra um comissário militar, que ficou gravemente ferido. Segundo o site Meduza, cerca de 20 centros de alistamento foram atacados, muitos deles, com coquetéis molotov, desde o início da chamada “operação militar especial” convocada por Putin na Ucrânia, sendo mais da metade nos últimos dias.

Também houve ataques contra sedes de órgãos públicos e do partido do presidente, o Rússia Unida.

*EFE

Leia também1 Atirador invade escola na Rússia e deixa mortos e feridos
2 Giorgia Meloni diz que direita vai governar para unir Itália
3 EUA: Governo diz a Lula que vai reconhecer resultado da eleição
4 Rússia prende centenas no 2° ato contra convocação de Putin
5 Por economia, Suíça pede que pessoas tomem banho juntas

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.