Leia também:
X Vaticano reafirma que não pode abençoar uniões homossexuais

Rússia: Demanda por Sputnik V supera capacidade de produção

Imunizante já teve uso autorizado em 51 países

Pleno.News - 15/03/2021 10h41 | atualizado em 15/03/2021 11h58

Prioridade do governo Putin segue sendo vacinar primeiro toda a população russa Foto: Reprodução

O porta-voz da Presidência da Rússia, Dmitry Peskov, afirmou nesta segunda-feira (15) que a demanda pela vacina contra o novo coronavírus Sputnik V, desenvolvida no país, é maior do que a capacidade de produção.

O agente imunizante recentemente teve doses compradas pelo Ministério da Saúde do Brasil, por meio de um consórcio de governadores da Região Nordeste, pela prefeitura de Belo Horizonte, em Minas Gerais, entre outros governos locais.

– A demanda da vacina russa no mundo é muito grande atualmente e supera, significativamente a oferta – disse Peskov, em entrevista coletiva que ele concede diariamente.

A Sputnik V já teve uso autorizado em 51 países, além da Rússia. Ao todo, isso significa que a vacina pode ser aplicada em 1,3 bilhão de pessoas.

O porta-voz da Presidência garantiu que o Fundo de Investimentos Diretos da Rússia (FIDR), responsável pela promoção e venda do agente imunizante no exterior “trabalha dia e noite” para que a produção seja suficiente para atender a demanda internacional.

Peskov, no entanto, lembrou que a prioridade do governo de Vladimir Putin segue sendo vacinar primeiro toda a população russa.

Hoje, o FIDR divulgou que 3,5 milhões de pessoas já foram imunizadas na Rússia com as duas doses da Sputnik V.

Além do Brasil, China, Irã, Sérvia e Coreia do Sul estão entre os países que firmaram acordos com o fundo soberano russo para a produção de um total de 1,4 bilhão de doses da vacina.

Além disso, a Agência Europeia de Medicamentos (EMA, pela sigla em inglês), analisa a aprovação do agente imunizante russo, enquanto companhias da Alemanha, Espanha, França e Itália já têm acordos com o FIDR para também produzir a Sputnik V.

*EFE

Leia também1 AstraZeneca reafirma segurança da vacina após suspensões
2 SP: Idoso recebe doses de vacinas diferentes contra Covid
3 Juiz proíbe manifestações durante lockdown em Curitiba
4 Fé e Covid-19: Cristãos oram em diversos hospitais de Tocantins
5 México autoriza uso de antiviral Remdesivir contra a Covid-19

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.