Leia também:
X “Se a Ucrânia cair, toda Europa vai cair”, alerta Zelensky

Rússia bloqueia o Facebook no país por ‘agir contra a mídia’

Governo diz que visa proteger a imprensa estatal

Monique Mello - 04/03/2022 17h07 | atualizado em 04/03/2022 17h45

Facebook Foto: Pixabay

A Rússia decidiu, nesta sexta-feira (4), bloquear o acesso à rede do Facebook, de propriedade da Meta Platforms, em todo o país. Em comunicado, o serviço de comunicações russo informou que desde outubro de 2020, 26 casos de discriminação contra a mídia russa e recursos de informação pelo Facebook foram registrados.

– Nos últimos dias, a rede social restringiu o acesso a contas: o canal de TV Zvezda, a agência de notícias RIA Novosti, Sputnik, Russia Today, e os recursos de informação Lenta.ru e Gazeta.ru – afirmou o Kremlin em nota.

De acordo com o regulador estatal, o Roskomnadzor, as restrições são proibidas por lei, que foi adotada para “evitar violações do livre fluxo de informações e do acesso irrestrito dos usuários russos à mídia russa em plataformas estrangeiras de internet”.

Na madrugada desta sexta-feira – noite de quinta-feira no Brasil – as páginas da internet do Facebook e de mídias independentes já haviam ficado parcialmente inacessíveis. O serviço de vigilância GlobalCheck identificou problemas para acessar o site do Facebook, o meio de comunicação independente local Meduza, as estações Deutsche Welle e Radio Free Europe/Radio Liberty, e o serviço de língua russa da BBC.

Nick Clegg, chefe da Meta para assuntos globais, vê implicações no acesso de cidadãos do país a informações confiáveis, após a decisão do governo russo.

– Em breve, milhões de russos comuns se verão isolados de informações confiáveis, privados de suas formas cotidianas de se conectar com familiares e amigos e silenciados de falar. Continuaremos a fazer tudo o que pudermos para restaurar nossos serviços para que permaneçam disponíveis para as pessoas se expressarem com segurança e se organizarem para a ação – disse Clegg, nas redes sociais.

Leia também1 TV russa divulga imagens do maior avião do mundo destruído
2 Na ONU, Brasil condena ataque da Rússia a usina nuclear
3 Rússia diz que futuro da guerra depende de resposta da Ucrânia
4 Embaixadora dos EUA na ONU: Ataque a usina ameaçou Europa
5 Senador dos EUA sugere morte de Putin para acabar a guerra

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.