Leia também:
X Na África, médico usa peças de carro para fazer cirurgias

Romênia faz referendo para vetar casamento homossexual

Votação acontece para estabelecer a união apenas entre homem e mulher

Camille Dornelles - 05/10/2018 07h59 | atualizado em 15/08/2019 12h18

Romênia faz referendo para vetar casamento homossexual Foto: Divulgação

Entre este sábado (6) e domingo (7), a Romênia promove a votação de um referendo que busca vetar o casamento entre pessoas do mesmo sexo. O país não permite a união civil de pessoas do mesmo sexo, mas agora vota para estabelecer que o casamento só pode acontecer entre homem e mulher.

O referendo, que requer a participação do 30% do eleitorado para ser considerado válido, foi impulsionado pelas 3 milhões de assinaturas coletadas pelo movimento conservador Coalizão para a Família. O grupo criticou o termo “cônjuge” na Constituição Romena, afirmando ser neutro demais.

Algumas ONGs como a Anistia Internacional (AI) qualificam o referendo como “homofóbico”. A “Coalizão para a Família”, por sua vez, empreendeu uma extensa campanha em defesa da família tradicional, recorrendo inclusive a mensagens falsas como: “Se não votar, dois homens poderão adotar seus filhos”.

– É preciso defender o presente sagrado da vida de uma pessoa nascida do amor conjugal de um homem e uma mulher – afirmou recentemente a Igreja Ortodoxa em comunicado.

O presidente do Congresso dos Deputados, Liviu Dragnea, afirmou que “tudo indica para a proibição”. A Casa é responsável pela análise do referendo popular.

– Minha educação é ortodoxa, cresci em um povoado, no campo, cercado de famílias tradicionais; tudo isso me faz dizer “sim” – declarou Dragea à agência de notícias internacional Efe.

*Com informações da Agência EFE

Leia também1 Cuba: Evangélicos protestam contra casamento gay
2 Plano de Marina Silva tem casamento e adoção por gays
3 Confeiteiro é processado de novo por negar bolo a trans

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.