Roger Waters será investigado por usar uniforme nazista em show
A apresentação em Berlim foi bastante criticada nas redes sociais
Pleno.News - 25/05/2023 19h09 | atualizado em 25/05/2023 19h20

As autoridades alemãs abrirão uma investigação contra o cantor Roger Waters que usou um uniforme nazista durante um show em Berlim, na Alemanha, na semana passada.
Ele é acusado de incitar o nazismo, como explica o inspetor-chefe da polícia, Martin Helwig, do Departamento de Polícia Criminal do Estado de Berlim.
– O contexto das roupas usadas é considerado capaz de aprovar, glorificar ou justificar o domínio violento e arbitrário do regime nazista de uma maneira que viola a dignidade das vítimas e, assim, perturba a paz pública – disse Helwig ao site Jewish News.
Waters abriu o show comunicando em um letreiro que, de acordo com o tribunal de Frankfurt, ele não é antissemita e no microfone declarou:
– Só para ficar claro, eu condeno o antissemitismo sem reservas.
Mas o uniforme não foi o único ponto questionável da apresentação. No telão foram exibidos um crucifixo, balões com frases duvidosas, um homem de terno bebendo vinho, policiais de choque, martelos cruzados, porcos humanoides, entre outros.
Para muitos, a apresentação trazia vários símbolos contra judeus, principalmente quando o telão exibiu o nome de Sophie Scholl, uma ativista antinazista assassinada pelos nazistas.
ASSISTA:
Wow, this is @rogerwaters imitating a Nazi, while at a concert in … Berlin. This is just unhinged Jew hatred and Holocaust distortion. The man is vile beyond words. pic.twitter.com/zn1EvudSXc
— Arsen Ostrovsky (@Ostrov_A) May 25, 2023
Leia também1 "O governo Lula sabotou a CPMI até onde pôde", aponta Girão
2 Câmara dos Deputados fará concurso com 140 vagas
3 STF adia julgamento sobre descriminalizar porte de drogas
4 CPI do MST discute se deputado pode falar "p****" na comissão
5 Marina Silva diz que governo Lula passa por 'crise dos 6 meses'