Leia também:
X Sob governo Biden, EUA pagarão mais de R$ 1 bilhão à OMS

Robô mais sofisticado da Nasa pousa em Marte nesta quinta

Perseverance buscará indícios de vida no passado do planeta

Thamirys Andrade - 17/02/2021 17h14 | atualizado em 17/02/2021 17h41

perseverance sonda da nasa pousará em marte
Sonda precisará sobreviver a pouso turbulento Foto: Reprodução

Depois de uma viagem de seis meses pelo espaço, o robô explorador Perseverance finalmente chegará a Marte nesta quinta-feira (18), por volta das 17h55 (horário de Brasília). A sonda mais sofisticada da Nasa vai procurar indícios de que o planeta vermelho já teve as condições de sustentar vida no passado e seu pouso será transmitido ao vivo.

Quando chegar a seu destino, Perseverance terá viajado um total de 470 milhões de quilômetros. Ele vai explorar a cratera de Jezero, onde houve um extinto lago há 3,9 bilhões de anos. Ele carrega consigo instrumentos para analisar minerais no solo, a fim de detectar compostos orgânicos.

“SETE MINUTOS DE TERROR”
Apesar de possuir uma tecnologia inovadora, não será fácil para Perseverance pousar no planeta vermelho. Apenas metade das missões que se propuseram a arriscar tal façanha foram bem-sucedidas. Isso porque a atmosfera de Marte é mais fina do que a da Terra, o que faz com que a sonda despenque em alta velocidade.

Para iniciar sua missão, Perseverance precisará sobreviver aos “sete minutos de terror”, que contam desde sua entrada na atmosfera, a uma velocidade de 7.500 km/h, até um suave pouso na cratera, à velocidade de 2 km/h. Um desafio e tanto!

Dez minutos antes de sua entrada em Marte, a sonda deverá descartar parte da nave necessária à viagem até então e tornar-se uma espécie de “disco voador”, com escudo térmico capaz de suportar um aquecimento de 1.300 graus. Paraquedas supersônicos de 21 metros de diâmetro e propulsores ajudarão a reduzir a velocidade da sonda, até que Perseverance pouse no solo, pendurado por três cabos. Todo o processo é ilustrado pela animação abaixo.

Se tudo correr bem, o robô será o quinto rover da Nasa a pousar em solo marciano. Os curiosos poderão assistir ao processo ao vivo por meio do canal do Youtube NasaTV, a partir das 16h15, e acompanhar a missão por meio das contas de Perseverance no Twitter e Facebook.

Leia também1 Vulcão mais ativo da Europa, Etna entra em erupção na Itália
2 Foguete atinge base aérea que abriga tropas dos EUA no Iraque
3 Sonda dos Emirados Árabes entra na órbita de Marte
4 Primeira sonda espacial dos Emirados produz foto de Marte
5 Onda de frio mata mais de 20 e deixa milhões sem luz nos EUA

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Grupo
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.