Leia também:
X Covid: Venezuela começa a vacinar profissionais de saúde

Robô da Nasa pousa com sucesso na superfície de Marte

Perseverance buscará sinais de vida microbiana passada e coletará amostras de rochas e sedimentos

Pleno.News - 18/02/2021 20h06 | atualizado em 19/02/2021 10h30

Robô Perseverance, da Nasa, pousa com sucesso na superfície de Marte Foto: Reprodução/ NASA's Perseverance Mars Rover

O robô explorador Perseverance pousou em Marte nesta quinta-feira (18) após superar, com sucesso, os “sete minutos de terror” que envolviam atravessar a fina atmosfera do planeta vermelho e descer na superfície rochosa da cratera Jezero. As informações foram divulgadas pela Nasa.

O “rover” tocou o solo marciano às 17h56 (de Brasília), de acordo com a agência espacial americana. Ele se tornou o quinto desses veículos a explorar o planeta vizinho, neste caso com o objetivo de descobrir sinais de vida no passado.

Cinco minutos após o pouso em Marte, o Perseverance já estava pronto para iniciar sua exploração, depois de enviar a primeira imagem da superfície marciana. A foto foi publicada na conta oficial do veículo no Twitter junto com a mensagem: “Olá, mundo. Meu primeiro vislumbre do que será meu lar para sempre”.

O veículo de seis rodas, com cerca de 3 metros de comprimento e 1.025 quilos de peso, buscará em Marte sinais de vida microbiana passada e coletará amostras selecionadas de rochas e sedimentos, para embarque futuro para a Terra.

O robô explorador pousou depois de reduzir a velocidade para 20 mil quilômetros por hora em sete minutos e com a ajuda de um “trem de pouso” que lhe permitiu descer suavemente, uma operação que os cientistas da Nasa haviam descrito como perigosa.

– Que equipe incrível para trabalhar através de todas as adversidades e desafios que vêm com o desembarque de um “rover” em Marte, mais os desafios da Covid – declarou o administrador interino da agência espacial americana, Steve Jurczyk, logo após o pouso.

https://twitter.com/NASAPersevere/status/1362536639289991168

O Perseverance carrega dois microfones, que pela primeira vez captarão o som de Marte, e um helicóptero de quatro patas pesando menos de 2 quilos, o Ingenuity Mars, que tentará o primeiro voo controlado e motorizado em outro planeta. Ela também abrirá o caminho para a futura exploração humana além da Lua.

*Com informações da Agência EFE

Leia também1 Asteroide de mil metros passará pela Terra a 34 km/s em março
2 Dia Internacional da Mulher na Ciência: ONU lista 7 cientistas
3 Mineral marciano é encontrado preso em gelo na Antártida
4 2021: Veja os principais eventos astronômicos visíveis no Brasil
5 Nasa: Nokia implantará internet 4G na Lua até o final de 2022

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.