Rivais exibem bandeira de brasileiro morto na Ucrânia
Flâmula pertencia ao combatente voluntário André Hack Bahi e tinha seu nome assinado
Thamirys Andrade - 05/07/2022 10h30 | atualizado em 05/07/2022 11h24
O brasileiro André Hack Bahi, que morreu defendendo a Ucrânia no início de junho, carregava junto de si uma bandeira do Brasil com seu nome, e de seus colegas voluntários, assinado. Ao ser alvejado, entretanto, as tropas inimigas pegaram a bandeira de André e a exibiram, em vídeo que tem circulado nas redes sociais. Nas imagens, um militar checheno aparece dizendo que capturaram a flâmula de uma “legião estrangeira” que eles “destruíram”. O homem ainda destaca que os combatentes que sobreviveram “não estão inspirados em continuar lutando”.
– Pegamos de uma legião estrangeira que destruímos. Todos os participantes dessa legião assinaram o nome na bandeira. Alguns foram eliminados. Outros fugiram. Muitos ficaram em pânico logo nos primeiros dias. Ainda sobraram alguns, mas eles não estão inspirados em continuar lutando – afirma o militar checheno.
A bandeira foi capturada pelos soldados Chechenos. Um dos líderes Chechenos comenta sobre a bandeira PT1 pic.twitter.com/vfZtqeeFd6
— Militar Sem Hype (@MilitarSemHype) July 2, 2022
A pesquisadora e jornalista Letícia Oliveira, consultada pelo portal UOL, confirmou que trata-se de um “vídeo real”.
– O vídeo é real mesmo. Foi gravado pelo comandante das forças especiais chechenas. É propaganda. Estão fazendo isso para dizer que a moral das tropas ucranianas está baixa – declarou Letícia, que investiga grupos armados da região do Donbass.
André tinha uma esposa e uma filha de 2 anos. Seu pai, Mozart Pinto Bahi, lamentou o ato do comandante checheno, considerando-o um “desrespeito”.
– Isso é um desrespeito. O André morreu e deu a vida pelos colegas dele. Foi um herói de guerra – frisou.
O comandante do pelotão de André, tenente Sandro Carvalho da Silva, também confirmou que a bandeira pertencia ao militar brasileiro. Na flâmula, não estavam assinados apenas o nome dele, mas também de outros combatentes.
– Quando foi alvejado, ele deixou cair a mochila dele. O pessoal, inclusive, tinha assinado. Eu reconheço aquela bandeira – relatou o tenente.
André foi o primeiro voluntário brasileiro morto na guerra da Ucrânia. Depois dele, também foram vítimas Douglas Búrigo e Thalita do Valle, em bombardeio na última quinta-feira (30), em Kharkiv.
Leia também1 Brasileira morta na Ucrânia era modelo e atiradora de elite
2 Brasileiro que foi para guerra na Ucrânia morre em bombardeio
3 Em áudio, brasileiro que morreu na Ucrânia revelou medo
4 Para Nasa, China tenta dominar a Lua. Porta-voz chinês nega
5 Finlândia e Suécia concluem negociações de adesão à Otan