Leia também:
X Mike Pompeo diz que Rússia fez ataque cibernético contra EUA

Retrospectiva 2020: Veja as declarações mais marcantes

Ano marcado por pandemia também teve frases emblemáticas

Monique Mello - 20/12/2020 16h00

O ano de 2020 foi inesperado e atípico
Bolsonaro, Fábio Porchat e George Floyd foram alguns personagens do atípico ano de 2020 Foto: Montagem/Reprodução

O fato de 2020 ser um ano atípico é uma unanimidade. Para alguns, foi longo demais. Para outros, começou mal. Também há aqueles que não consideram que 2020 tenha “existido”. Dentre tantos acontecimentos, no Brasil e no mundo, uma das principais coisas que ficarão – além de imagens – são as palavras. O Pleno.news reuniu algumas das declarações mais marcantes, polêmicas ou emblemáticas.

“FIQUE EM CASA”

Campanha começou em março de 2020, no Brasl
Campanha começou em março de 2020, no Brasil Foto: Reprodução

Em março deste ano, começaram no Brasil as medidas de restrição ao avanço do novo Coronavírus. A orientação da Organização Mundial da Saúde (OMS) era que todos, exceto os que exercem serviços essenciais, aderissem à quarentena para evitar a proliferação do vírus, até então desconhecido. Logo começaram campanhas na internet, inclusive por parte de muitos artistas e personalidades influentes, popularizando a expressão “Fique em casa”.

“NÃO CONSIGO RESPIRAR”

Policial manteve joelho sobre o pescoço de Floyd durante toda a abordagem
Policial manteve joelho sobre o pescoço de Floyd durante toda a abordagem Foto: Reprodução

No dia 25 de maio, na cidade norte-americana de Minneapolis, durante uma batida policial num estabelecimento, George Floyd foi rendido por policiais e teria resistido, sendo colocado no chão e imobilizado pelo policial Derek Chauvin. Este colocou o joelho no pescoço de Floyd, que afirmou repetidas vezes que não estava conseguindo respirar, sendo asfixiado alguns minutos depois. O caso foi filmado por transeuntes, e paramédicos tentaram reanimá-lo. Mas George foi declarado morto logo em seguida. O acontecimento gerou uma onda de protestos pelos Estados Unidos e pelo mundo, sob o movimento “Black Lives Matter” (Vidas Negras Importam).

“O CHEIRO ESTAVA BOM”


Rhuan foi morto em crime hediondo pela mãe e pela companheira dela

O crime bárbaro de esquartejamento de uma criança de 9 anos pela própria mãe e por sua companheira, o caso menino Rhuan, ocorreu em 2019. No entanto, rendeu muitos desdobramentos. Em novembro de 2020, na sentença que condenou as duas mulheres a mais de 60 anos de prisão, o juiz Fabrício Castagna Lunardi revelou que, ao ser perguntada pelo delegado se elas comeram a carne da criança após a colocarem na churrasqueira, Rosana (a mãe) respondeu: “Não, mas o cheiro estava bom”.

“SOU MESSIAS, MAS NÃO FAÇO MILAGRE”


Presidente Jair Bolsonaro

Em abril de 2020, a pandemia do novo Coronavírus ainda era algo muito novo para os brasileiros. Em frente ao Palácio da Alvorada, ao ser perguntado por um repórter a respeito do número de mortos até aquele momento, o presidente Jair Bolsonaro respondeu: “Sou Messias, mas não faço milagre”, em alusão ao seu próprio nome em referência ao codinome de Jesus. E completou:

-Mas é a vida. Amanhã vou eu. Logicamente, a gente quer ter uma morte digna e deixar uma boa história para trás. O que eu mais quero é entregar um Brasil muito melhor do que eu recebi para quem vier me suceder.

“PEGAR O GABINETE DE UM PETISTA NÃO TEM PREÇO”

Vereador eleito Nikolas Ferreira posa em frente ao futuro gabinete que pertencia ao petista Pedro Patrus
Nikolas Ferreira debochou por ter ficado com o gabinete que pertencia a um petista Foto: Reprodução

Nikolas Ferreira, coordenador do movimento Direita Minas, foi eleito vereador pela cidade de Belo Horizonte nas eleições municipais de 2020. Ao tomar posse, Nikolas ficará com o gabinete que pertencia a Pedro Patrus, um vereador do Partido dos Trabalhadores (PT). Em suas redes sociais, debochou da coincidência.

“LIXO, SEMIANALFABETO […] VOCÊ TEM INVEJA DISSO AQUI”

No dia 31 de julho, um entregador, após atrasar a entrega, foi discriminado por um morador de um condomínio de casas, em Valinhos (SP). O morador disparou ofensas e xingamentos ao rapaz, em alusão à condição financeira e à cor da pele deste.

https://www.instagram.com/tv/CDmRKfJAUse/?utm_source=ig_embed

“ELE [JOE BIDEN] NÃO É LULA, NÃO É MORALES, NÃO É SOCIALISTA”


Glenn Greenwald, jornalista norte-americano, radicado no Rio de Janeiro

O jornalista Glenn Greenwald, em entrevista ao jornal Folha de São Paulo, fez críticas ao democrata Joe Biden. Ele declarou que a esquerda no Brasil “se engana” com Biden, ao achar que ser oponente de Donald Trump o torna um socialista.

“A GLOBO NÃO É MAIS O UMBIGO DO UNIVERSO”


A Rede Globo está perdendo a hegemonia que deteve por muitas décadas

Ao longo de 2020, a Rede Globo fez uma série de cortes em seu quadro de funcionários, inclusive de veteranos. O cenário atual reforça que a emissora já não possui a hegemonia de décadas atrás na TV brasileira. Gabriel Priolli, ex-editor do Jornal Nacional, disse em entrevista ao UOL que o sistema de televisão hoje é “uma grande galáxia de audiovisual eletrônico”, com a inclusão dos streamings e que, consequentemente, a Rede Globo está perdendo a centralidade.

“SE JESUS VOLTASSE HOJE, SERIA TRAVESTI”


Fábio Porchat fez declarações polêmicas que ferem o cristianismo

No início deste ano, por decisão do desembargador Benedicto Abicair, do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJRJ), o especial de Natal “A Primeira Tentação de Cristo” teve sua exibição suspensa na Netflix – atendendo a uma ação movida pela Associação Centro Dom Bosco de Fé e Cultura. A produção sugeria um romance gay entre Jesus (Gregório Duvivier) e Satanás (Porchat), além de uma relação a três entre Deus (Antonio Tabet), José (Rafael Portugal) e Maria (Evelyn Castro). Em novembro, o filme recebeu uma premiação, e na cerimônia virtual, Fábio Porchat comentou sobre a polêmica e disparou:

– Eu tenho certeza [de] que, se Jesus voltasse, acho até que ele já tentou voltar, ele ia ter voltado gay; ele ia ter voltado travesti; ele ia ter voltado mulher preta; e ele ia ter morrido em três dias. Não ia ser em 33 anos, não, que ele ia durar nesse país.

“SE EU FOR DERROTADO, A CHINA SERÁ DONA DOS ESTADOS UNIDOS”

presidente donald trump
Donald Trump, atual presidente dos EUA Foto: Erin Schaff | EFE

Em agosto, Donald Trump , em entrevista ao radialista conservador Hugh Hewitt, declarou que seu oponente, o democrata Joe Biden, iria “pegar leve” com os chineses caso vencesse as eleições presidenciais norte-americanas. China e Estados Unidos, enquanto potências mundiais, travam uma batalha comercial há mais de dois anos.

“QUERIDES ALUNES”

Colégio Franco-Brasileiro 'inova' e adota gênero neutro
Colégio Franco-Brasileiro ‘inova’ e adota gênero neutro

Não é uma frase, mas uma expressão popularizada nas redes sociais devido à iniciativa de um colégio no Rio de Janeiro. Em novembro, O Colégio Franco-Brasileiro informou que a “neutralização de gênero” foi adotada devido ao “compromisso com a promoção do respeito à diversidade e da valorização das diferenças no ambiente escolar”. Em resumo, a proposta é que se evite delimitar os gêneros em “masculino e feminino”. Posteriormente, o Pleno.News realizou entrevista com um professor e doutor em Letras, que explicou de forma acadêmica as implicações negativas da medida na Língua Portuguesa.

Leia também1 Ministério da Saúde confirma 1° caso de reinfecção por Covid-19
2 Deputados da base de Bolsonaro lideram influência nas redes
3 E-book fala sobre inovação nas igrejas em tempos de pandemia
4 Ângela Bismarchi: "O evangelho que conheço é de transformação de vida"
5 Onda de Covid-19 nos Estúdios Globo pode paralisar gravações

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.