Leia também:
X Tufão categoria 5 já fez mais de 80 vítimas nas Filipinas

Responsável por escândalo no Nobel é julgado por estupro

Arnault é marido de uma das integrantes da Academia Sueca, que concede o prêmio

Camille Dornelles - 19/09/2018 11h55

Jean-Claude Arnault é julgado por estupro e pivô de escândalo na Academia Sueca Foto: EFE/Fredrik Sandberg

O fotógrafo Jean-Claude Arnault, marido da escritora e integrante da Academia Sueca, Katarina Frostenson, passou a ser julgado por estupro nesta quarta-feira (18). A ação é movida por uma mulher que acusa o artista de ter abusado dela duas vezes em 2011.

O julgamento acontece em um tribunal de Estocolmo, capital da Suécia. A vítima afirma que ele a obrigou a fazer sexo contra sua vontade e que dois meses depois o artista a estuprou enquanto ela dormia.

O artista negou todas as acusações em declarações lidas por seu advogado no início do julgamento, que será realizado a portas fechadas a pedido da vítima, como é usual na Suécia em casos de estupro.

ESCÂNDALO DO NOBEL
Arnault é um dos protagonistas do maior escândalo que já atingiu a Academia Sueca. A organização é responsável por concedeu o Nobel de Literatura. Além de ser alvo de diversas acusações de estupro e abuso sexual, o fotógrafo teria recebido informações confidenciais sobre o Prêmio Nobel de sua esposa.

Oito dos membros da Academia renunciaram ao cargo e pediram a saída de Frostenson da organização. A decisão mais controversa foi a de adiar o Nobel de Literatura, pela primeira vez em sete décadas.

Em 2019 serão outorgados dois prêmios, uma medida justificada pela falta de confiança e o enfraquecimento da instituição.

*Com informações da Agência EFE

Leia também1 Academia do Nobel enfrenta denúncias de corrupção
2 Teoria que deixou a economia 'mais humana' recebe Nobel
3 Kazuo Ishiguro recebe Prêmio Nobel de Literatura de 2017

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.