Repórter dos EUA é preso na Rússia por suposta espionagem
Evan Gershkovich é correspondente do The Wall Street Journal
Pleno.News - 30/03/2023 09h38 | atualizado em 30/03/2023 13h42
O Serviço Federal de Segurança da Rússia (FSB) informou, nesta quinta-feira (30), que deteve na cidade de Ecaterimburgo, capital dos Urais, o jornalista americano Evan Gershkovich, correspondente do The Wall Street Journal, na Rússia, por suposta espionagem.
– O FSB abortou as atividades ilegais do correspondente da filial de Moscou do jornal americano The Wall Street Journal e cidadão americano Evan Gershkovich, suspeito de espionagem em interesse do governo dos Estados Unidos – disse o serviço de segurança russo à agência Interfax.
De acordo com as autoridades russas, Gershkovich “coletou por encomenda do lado dos EUA informações secretas sobre as atividades de uma das empresas do complexo militar-industrial russo”.
– Durante a tentativa de receber informações secretas, o americano foi preso em Ecaterimburgo – disse o FSB.
O serviço russo abriu um processo criminal contra o jornalista por espionagem, que poderia acarretar uma pena de até 20 anos de prisão.
Segundo o portal independente russo Meduza, Gershkovich foi preso, na quarta-feira (29), em frente a um restaurante na capital dos Urais. O portal destacou que o repórter americano esteve nesta cidade coletando informações sobre a atitude da população russa em relação ao grupo de mercenários Wagner, atualmente a ponta de lança da ofensiva russa no leste da Ucrânia.
Segundo o jornal local Vechernie Novosti, um leitor presenciou a prisão de um homem no centro da cidade.
– Quando levaram o detido, cobriram sua cabeça com uma camiseta para que os transeuntes não pudessem ver seu rosto – acrescentou a fonte ao jornal.
*EFE
Leia também1 Zelensky: Rússia danificou e saqueou 500 igrejas na Ucrânia
2 Reaproximação: China envia embaixador à Coreia do Norte
3 Putin anuncia posicionamento de armas nucleares em Belarus
4 Xi firma 14 acordos com Putin, em meio a pressão dos EUA
5 Após ordem de prisão de Putin, Rússia processa membros do TPI