Leia também:
X Bolívia: Ex-ministra pede asilo ao Peru, após prisão de Áñez

Reino Unido reforçará laços com Brasil ao longo da década

Bloco buscará parceria no comércio, inovação, clima, segurança e desenvolvimento, diz relatório

Pleno.News - 16/03/2021 15h00 | atualizado em 16/03/2021 17h17

Governo britânico considera América Latina um parceiro vital para restaurar a biodiversidade Foto: EFE/Andy Rain

A estratégia da política externa do Reino Unido em relação à América Latina ao longo desta década será fortalecer laços com Brasil e México em âmbitos como comércio, inovação, clima, segurança e desenvolvimento, segundo detalhou o governo britânico nesta terça-feira (16).

Também será dada prioridade a trabalhos em prol de interesses mútuos com a Argentina, o Chile e a Colômbia, segundo um amplo relatório sobre futuras políticas de defesa, segurança e relações exteriores.

O documento destaca ainda a intenção do Reino Unido de “continuar defendendo a soberania britânica das ilhas Malvinas, [na] Geórgia do Sul e [em] Sandwich do Sul” e de “garantir que os interesses das 3.500 pessoas que vivem nesses lugares estão protegidos em linha com o princípio de autodeterminação”.

Ao abordar o futuro dos vínculos com o conjunto da América Latina e o Caribe, Londres busca desenvolver uma sólida relação “baseada em valores democráticos compartilhados, um crescimento inclusivo e resistente e o livre-comércio”. Ressalta também o interesse mútuo em trabalhar para combater o crime organizado e a corrupção.

O governo britânico que, em novembro, será o anfitrião da Cúpula do Clima (COP26) de Glasgow, na Escócia, enfatiza no relatório estratégico que a América Latina conta com 23% das florestas tropicais do mundo, 30% das reservas de água potável e 25% da terra cultivável do planeta.

Por esses motivos, o Reino Unido considera a região um “parceiro vital” para combater a crise climática e restaurar a biodiversidade.

*EFE

Leia também1 Bolívia: Protesto contra prisão de ex-presidente reúne milhares
2 "Nos preocupam eventos na Bolívia, com autoridades presas"
3 Israel acha novos manuscritos bíblicos do Mar Morto
4 Tribunal de Portugal derruba lei que libera eutanásia
5 China tem a pior tempestade de areia em 10 anos. Veja fotos!

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.