Leia também:
X “Relação com Brasil continua forte”, diz diplomata dos EUA

Reino Unido exigirá dois testes de Covid-19 para viajantes

Exames devem ser feitos durante quarentena de dez dias

Pleno.News - 09/02/2021 09h56 | atualizado em 09/02/2021 10h05

Medida visa evitar novas cepas como a sul-africana e a brasileira Foto: Pexels

Todos os viajantes que chegarem ao Reino Unido terão que passar por dois testes de Covid-19 durante a quarentena de dez dias, atualmente necessária para evitar a entrada no país de novas variantes do coronavírus.

O Ministério da Saúde britânico anunciou nesta terça-feira (9) que a medida será detalhada pelo governo em breve e dará ao país “outro patamar de proteção” contra a Covid-19, após o surgimento de cepas como a sul-africana e a brasileira.

Atualmente, todos os viajantes devem fazer uma quarentena de dez dias em casa ou no local de estadia, enquanto, a partir do próximo dia 15, os britânicos que vierem de países incluídos em uma “lista vermelha” (onde há mais casos das variantes) precisarão ficar em hotéis designados pelo governo, para um período de dez dias de quarentena.

Além disso, o Reino Unido exige que os viajantes tenham um teste negativo de covid, teste que deve ser feito 72 horas antes do início da viagem; caso contrário, a entrada no país será negada.

Em virtude das novas medidas que estão sendo estudadas pelo governo, a todos os viajantes serão solicitados – assim que entrarem no Reino Unido – dois testes para detectar a Covid-19: o primeiro no segundo dia de seus dez dias de quarentena e o segundo no oitavo dia.

Os viajantes deverão fornecer seus dados pessoais e endereço no Reino Unido.

– Durante a pandemia, o governo [britânico] aplicou medidas proporcionais, com base no conselho de cientistas, o que [o] levou a [adotar] um dos regimes de fronteira mais rígidos do mundo. O fortalecimento do nosso regime de testes, para cobrir todas as chegadas [de pessoas vindas de outros países], enquanto [elas] estão isoladas, vai proporcionar outro nível de proteção e nos permitir detectar novos casos [de coronavírus] – disse um porta-voz do Ministério da Saúde britânico.

Além disso, o Reino Unido mantém fortes medidas restritivas da população para conter a disseminação da Covid-19.

Ontem, o governo britânico saiu em defesa da vacina Oxford/AstraZeneca, usada no atual programa de imunização do Reino Unido, depois que um estudo sugeriu que ela ofereceria proteção limitada contra a nova variante do coronavírus detectada na África do Sul.

O Reino Unido registrou ontem 14.104 novas infecções por Covid-19, o menor número desde o início de dezembro, e outras 333 mortes.

*EFE

Leia também1 "Relação com Brasil continua forte", diz diplomata dos EUA
2 Brasil já tem 3,7 milhões de vacinados contra a Covid-19
3 China: Atores devem seguir regras morais ou serão banidos
4 Alemanha, Polônia e Suécia expulsam diplomatas da Rússia
5 Israelenses criam remédio experimental contra a Covid-19

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.