Reino Unido barra viajantes do Brasil e de outros 15 países
Medida foi adotada devido a uma nova variante do coronavírus identificada no Brasil
Henrique Gimenes - 14/01/2021 14h35 | atualizado em 14/01/2021 15h46

O Reino Unido anunciou que irá barrar viajantes do Brasil e de mais 15 países devido a uma nova variante da Covid-19. De acordo com o ministro britânico dos Transportes, Grant Shapps, a medida já passa a valer nesta sexta-feira (15).
O anúncio foi feito pelo ministro em suas redes sociais nesta quinta-feira (14). Shapps justificou a medida: devido à variação encontrada no Brasil.
– Tomei a urgente decisão de proibir as chegadas […] após a evidência de uma nova variante [do vírus] no Brasil – ressaltou.
Os países afetados pela medida são: Argentina, Brasil, Bolívia, Cabo Verde, Chile, Colômbia, Equador, Guiana Francesa, Guiana, Panamá, Paraguai, Peru, Portugal, Suriname, Uruguai e Venezuela. De acordo com o Reino Unido, o bloqueio a viajantes de Portugal ocorre devido a “fortes ligações com o Brasil”.
Grant Shapps também explicou que a medida não vale para cidadãos britânicos que voltem ao país nem para estrangeiros com permissão de residência no Reino Unido. O ministro, no entanto, explicou que será necessário um isolamento de 10 dias para essas pessoas.
Leia também1 Bolsonaro repudia PSOL: "Está na hora de parar de politizar"
2 Pazuello diz que vacinação vai começar na quarta-feira
3 OMS: Cenário da pandemia deve piorar antes de melhorar
4 Governo diz que a vacinação começará pelas capitais
5 CoronaVac: Doria será chamado para explicar dados à Câmara