Leia também:
X Filipinas: Tempestade tropical deixa mais de 100 mortos

Raúl Castro deixará a presidência em abril de 2018

Saída do cubano foi adiada por causa do furacão Irma

Jade Nunes - 23/12/2017 14h29 | atualizado em 23/12/2017 17h50

O presidente de Cuba, Raúl Castro EFE/Marcelino Vázquez Hernández

O presidente de Cuba, Raúl Castro, confirmou nesta quinta-feira (21) que deixará o cargo no dia 21 de abril, após adiamento do Parlamento cubano. Antes, a saída de Castro estava programada para o dia 24 de fevereiro.

– Quando a Assembleia Nacional se constituir, terei concluído o meu segundo e último mandato à frente do Estado e do Governo, e Cuba terá um novo presidente – afirmou o presidente na Assembleia Nacional do Poder Popular.

O plenário aprovou a proposta do Conselho de Estado de prolongar o mandato de Castro por dois meses e reprogramar as eleições gerais por causa dos estragos causados em setembro pelo furacão Irma em Cuba, que deixou 10 mortos e danos avaliados em mais de US$ 13 bilhões.

A expectativa é que o sucessor de Raúl Castro seja o atual primeiro vice-presidente cubano, Miguel Díaz-Canel, de 57 anos.

O governante defendeu a necessidade de uma substituição geracional na cúpula da ilha e em diversas ocasiões insistiu que deixará a presidência de Cuba quando concluir o segundo mandato, em cumprimento ao limite de 10 anos (dois mandatos) para permanecer no poder.

*Com informações da Agência EFE

Leia também1 Filipinas: Tempestade tropical deixa mais de 100 mortos
2 Ex-presidente da CBF, Marin é condenado nos EUA
3 Jordânia tem 3º dia seguido de protestos contra os EUA

Siga-nos nas nossas redes!
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.