Leia também:
X AGU: STF ordenar vacinação infantil seria afronta ao governo

Quebec terá imposto exclusivo para não vacinados

Governador pretende estipular uma "quantia significativa"

Pleno.News - 12/01/2022 11h50 | atualizado em 12/01/2022 15h29

90% da população de Quebec recebeu ao menos uma dose de vacina contra a Covid-19 Foto: EFE/Neil Hall

A província canadense de Quebec, paralisada pela propagação da variante Ômicron, vai criar nas próximas semanas um novo imposto sanitário para quem não está vacinado contra a Covid-19. Segundo o governador da província, François Legault, pessoas que não se vacinam “representam um fardo financeiro para todos os cidadãos”.

– Estamos trabalhando em uma contribuição de saúde para todos os adultos que se recusam a ser vacinados, pois eles representam um fardo financeiro para todos os cidadãos da província – disse o governador de Quebec, François Legault.

Para ele, os 10% dos habitantes da província que ainda não receberam uma dose do imunizante não devem prejudicar os 90% que já se vacinaram.

Em entrevista coletiva, ele disse que “não cabe a todos os quebequenses pagar por isso”. E especificou que o governo da província quer que uma “quantia significativa” seja estipulada como imposto.

– Sinto certo descontentamento com a minoria não vacinada, que, considerando tudo, obstrui nossos hospitais – afirmou.

O governador de Quebec explicou que esses 10% de adultos não vacinados representam 50% das pessoas em unidades de terapia intensiva, situação que descreveu como “chocante”. Ele explicou que a proposta, cujos detalhes ainda estão sendo finalizados, não se aplicaria àqueles que não podem ser vacinados por razões médicas.

Em uma tentativa de conter a nova onda, Quebec anunciou em 30 de dezembro o retorno de algumas restrições, incluindo um toque de recolher às 22h e a proibição de reuniões privadas. No total, 2.742 pessoas com Covid estão internadas e cerca de 255 pessoas estão em UTIs em Quebec, que tem cerca de 8 milhões de habitantes.

As hospitalizações também continuam a aumentar na província vizinha de Ontário, a mais populosa do Canadá, com 3.220 pessoas internadas e 477 em terapia intensiva.

Os governos em todo o mundo impuseram restrições aos não vacinados, mas um imposto abrangente sobre todos os adultos não vacinados pode ser uma medida rara e controversa.

Segundo Carolyn Ells, professora de medicina e ciências da saúde da Universidade McGill, embora esse imposto possa ser justificado no contexto de uma emergência de saúde, sua sobrevivência a uma contestação judicial dependerá dos detalhes.

(Com agências internacionais).

*AE

Leia também1 Empresário morre após ter tromboembolismo pulmonar
2 Jovem de 17 anos morre durante teste para base do Flamengo-PI
3 Bolsonaro sobre possível nova CPI: “Randolfe vive de carnaval”
4 Bolsonaro: 'Sempre tive uma bandeira muito forte em defesa da família'
5 Radialista se prontifica a mediar debate entre Ciro e Moro

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.