Quadros com cheiro? Louvre inova com aroma de pinturas

Projeto visa representar as obras expostas em perfumes

Pleno.News - 04/07/2019 11h21

Museu do Louvre, em Paris, inova com experiência olfativa Foto: Pixabay

O mundialmente famoso Museu do Louvre, em Paris, na França, decidiu inovar mais uma vez em suas exposições. O espaço contratou oito perfumistas para “extraírem” o aroma das pinturas expostas. A ideia é criar uma experiência visual e olfativa nos visitantes.

Na realidade, a equipe criará perfumes específicos inspirados nas obras. Eles tem prazo de validade de um ano, período em que o espectador poderá apreciar os aromas. Eles são borrifados nos próprios quadros e, por isso, não podem conter álcool em sua composição.

Esse feito é um desafio para os perfumistas. Segundo o profissional Sidonie Lancesseur, alguns demoraram mais de um mês para ficarem prontos. Depois, frascos dos perfumes serão vendidos a 150 euros (cerca de R$ 650) na loja do Louvre.

– Quando a pessoa vai ao museu, não é só para ver os quadros, as esculturas, as obras de arte. Ela vai para ter uma experiência sensorial – declarou o diretor de comunicação do museu, Adel Ziane.

O ousado projeto contempla apenas oito obras, entre elas Vênus de Milo, São José Carpinteiro, de La Tour, e Ninfa e o Escorpião, de Bartolini.

*Com informações da Agência EFE

LEIA TAMBÉM+ Série Black Mirror terá cenas no Copan e na Paulista
+ Bilionária brasileira doa R$ 88 milhões para Notre-Dame
+ Pamela visita pontos turísticos de Paris com o marido


Clique para receber notícias
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Grupo