Leia também:
X Melinda não dará maior parte da fortuna à Fundação Gates

Putin vai à China para encontrar Xi Jinping em meio a tensões

Será a primeira reunião pessoal entre os dois líderes desde 2019

Pleno.News - 03/02/2022 11h54 | atualizado em 03/02/2022 12h56

Vladimir Putin e Xi Jinping Foto: EFE/Joédson Alves

O presidente russo, Vladimir Putin, viaja a Pequim em meio às crescentes tensões envolvendo a Ucrânia, com objetivo de fortalecer os laços de Moscou com a China e coordenar suas políticas diante da pressão ocidental.

As conversas de Putin com o presidente chinês, Xi Jinping, nesta sexta-feira (4), marcarão a primeira reunião pessoal entre os dois desde 2019. O encontro visa consolidar um forte relacionamento pessoal que tem sido um fator-chave por trás de uma crescente parceria entre os dois ex-rivais.

Após reuniões envolvendo altos funcionários de ambos os lados, Putin e Xi Jinping se encontrarão pessoalmente antes da abertura dos Jogos Olímpicos de Inverno.

Em um artigo para a agência de notícias chinesa Xinhua publicado nesta quinta-feira (3), Putin enfatizou que Moscou e Pequim desempenham um “importante papel estabilizador” nos assuntos globais e ajudam a tornar os assuntos internacionais “mais equitativos e inclusivos”.

Em uma aparente referência ao boicote diplomático aos Jogos Olímpicos pelos Estados Unidos e por alguns de seus aliados, o presidente russo lamentou “as tentativas de alguns países de politizar o esporte em benefício de suas ambições”.

Assessor de Relações Exteriores de Putin, Yuri Ushakov disse que a visita marcaria uma nova etapa na parceria bilateral que ele descreveu como um “fator-chave que contribui para um desenvolvimento global sustentável e ajuda a combater as atividades destrutivas de certos países”.

Ushakov observou que Moscou e Pequim têm posições próximas ou idênticas na maioria das questões internacionais. Ele enfatizou particularmente que a China apoia a Rússia no atual impasse sobre a Ucrânia.

*AE

Leia também1 Tensão na Ucrânia: EUA enviam 3 mil soldados à Europa Oriental
2 Joe Biden anuncia execução do líder do Estado Islâmico na Síria
3 Putin diz que entrada da Ucrânia na Otan pode levar a guerra
4 Maduro promete triplicar voos para repatriar venezuelanos
5 Melinda não dará maior parte da fortuna à Fundação Gates

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.