Leia também:
X Cinco primos alemães herdarão dinheiro deixado por Bento XVI

Putin e Xi concluem reunião de mais de 4 horas no Kremlin

Presidente da China chegou à Rússia nesta segunda-feira

Thamirys Andrade - 20/03/2023 16h19 | atualizado em 20/03/2023 18h00

Xi Jinping e Vladimir Putin Foto: EFE/EPA/SERGEI KARPUHIN / SPUTNIK / KREMLIN POOL MANDATORY

Os presidentes da Rússia, Vladimir Putin, e da China, Xi Jinping, concluíram nesta segunda-feira (20) a reunião informal no Kremlin, após quatro horas e meia de conversa. Xi, que chegou hoje à Rússia para uma visita de Estado, deixou o Kremlin ao término do encontro e de um jantar oferecido pelo seu mandatário russo.

No início da reunião, Putin admitiu ter “estudado cuidadosamente” as propostas de Pequim “para resolver a grave crise na Ucrânia”, e garantiu que teriam a oportunidade de discutir o plano de paz chinês “cara a cara” na tarde desta segunda.

O Kremlin, que ressaltou a “posição equilibrada” de Pequim sobre o conflito, disse que Putin daria explicações definitivas a Xi sobre as causas do problema. Tanto a Ucrânia como o Ocidente pediram para Xi usar a sua influência sobre o chefe do Kremlin para parar os combates o mais rápido possível.

Quanto à iniciativa chinesa, Kiev advertiu nesta segunda que, antes que seja implementada, a Rússia deve retirar as suas tropas do território ucraniano, observando que o plano de Pequim não aborda a integridade territorial ou a anexação ilegal de quatro regiões ucranianas.

O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, deverá falar com Xi por videoconferência após a sua viagem à Rússia.

Não se sabe se os dois líderes discutiram o mandado de prisão emitido pelo Tribunal Penal Internacional (TPI) contra Putin, embora Pequim tenha criticado o procedimento publicamente e a Comissão de Investigação da Rússia tenha aberto um processo penal contra o procurador e os três juízes do tribunal.

O Kremlin afirmou que Putin e Xi têm previsto assinar documentos na terça, incluindo duas declarações sobre o reforço da cooperação estratégica e planos para a interação econômica até 2030. Putin admitiu que esta segunda-feira seria dedicada a questões políticas e internacionais e a terça a questões econômicas e projetos conjuntos.

O líder russo previu que o comércio ultrapassará a marca histórica de 200 bilhões de dólares neste ano, em grande parte devido ao aumento do fornecimento de gás à China no contexto do boicote europeu pela invasão à Ucrânia.

*EFE

Leia também1 Xi Jinping desembarca na Rússia para encontro com Putin
2 Após ordem de prisão de Putin, Rússia processa membros do TPI
3 Putin elogia papel da China na resolução do conflito; saiba mais
4 Tribunal Internacional emite mandado de prisão contra Putin
5 Rússia: Ordem de prisão contra Putin é "nula" e "inadmissível"

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.