Putin diz que Sputnik V é eficaz contra Ômicron
Presidente russo deu declarações nesta terça-feira
Pleno.News - 28/12/2021 14h56 | atualizado em 28/12/2021 15h35
O presidente da Rússia, Vladimir Putin, afirmou nesta terça-feira (28) que a vacina Sputnik V, desenvolvida no país, é altamente eficaz contra a variante Ômicron do novo coronavírus.
A declaração do chefe de governo russo foi dada durante uma reunião informal de cúpula da Comunidade dos Estados Independentes (CEI), realizada na cidade russa de São Petersburgo.
– Conversei com o diretor do Instituto Gamaleya (Alexander Ginzburg). Eles fizeram pesquisas, e foi estabelecido que a Sputnik V neutraliza completamente a nova variante Ômicron – garantiu Putin.
Segundo o presidente russo, Ginzburg informou dois dias atrás que apenas os testes clínicos indicarão a resposta definitiva sobre a eficácia da vacina, mas que, até agora, “o nível de neutralização é muito alto”.
Putin afirmou ainda que “a Sputnik V garante cerca de 90% de proteção” contra a Ômicron, que foi detectada inicialmente por pesquisadores na África do Sul.
A sanitarista-chefe do governo da Rússia, Anna Popova, garantiu que, diferente do que acontece no restante do mundo, no país, a variante ainda não superou a Delta como predominante.
– Desde o início, foram impostos obstáculos muito sólidos – disse a integrante do Executivo sobre as medidas adotadas para conter a chegada da nova variante do coronavírus.
Além disso, Popova afirmou que a Rússia tem ajudado outros países a melhorar os processos de sequenciamento genômico, mencionando o trabalho com especialistas de Belarus e da Armênia.
– Estamos dispostos a propor essas possibilidades a todos, para impedir o surgimento destes vírus e sua propagação – afirmou a sanitarista-chefe do governo russo.
Além disso, Popova ofereceu ajuda para a criação, a construção, o fornecimento de equipamento e a preparação de pessoal de centros de científicos e laboratórios de alto nível, especializados em biossegurança e programas de pesquisa.
Questionada sobre o fim da pandemia, a especialista admitiu que não gostaria de gerar ilusão na população e falou sobre os próximos objetivos do governo russo.
– Por agora, nos preparamos para frear a expansão [da doença] e proteger as pessoas, imunizando-as contra a nova variante – explicou.
*EFE
Leia também1 Putin quer 'página virada' em caso de envenenamento
2 Putin: Rússia responderá com firmeza a passos ocidentais "hostis"
3 PIB da Rússia cresce 4,3% no 3º trimestre, na base anual
4 Biden ameaça Putin em caso de ataque contra Ucrânia
5 EUA consideram que a Rússia prepara uma invasão à Ucrânia