Leia também:
X Miami: Sobe para 32 o número de mortos em desabamento

Putin decreta que apenas vinhos russos são champanhe

Governo francês disse que irá reagir à decisão

Pierre Borges - 06/07/2021 13h01 | atualizado em 06/07/2021 16h40

Presidente da Rússia, Vladimir Putin
Presidente da Rússia, Vladimir Putin Foto: EFE/EPA/ALEXEI NIKOLSKY /SPUTNIK/ KREMLIN POOL MANDATORY CREDIT

O presidente russo, Vladimir Putin, assinou uma lei decretando que apenas os espumantes fabricados na Rússia podem ser rotulados como champanhe no país. A chamada champánskoe foi criada na União Soviética como uma alternativa mais acessível da bebida de luxo.

Tradicionalmente, são considerados champanhes os espumantes feitos especificamente na província francesa de Champanhe, fabricados com um processo de maturação específico e com uma combinação das uvas chardonnay, pinot noir, meunier, arbane, petit meslier, pinot blanc ou pinot gris. No entanto, após a decisão de Putin, tais bebidas serão classificadas apenas como “vinhos espumantes” na Rússia.

O Comitê de Champagne, associação que reúne a indústria francesa, disse estar “escandalizado” com a nova lei assinada na última sexta-feira (2) e pediu que os fabricantes do produto interrompam a exportação para a Rússia enquanto a medida perdurar. Algumas empresas, porém, mesmo reclamando da nova legislação, já anunciaram que manterão suas vendas no país euroasiático.

O ministro das Relações Exteriores da França, Jean-Yves le Drian, também se manifestou e disse que, se a Rússia violar as regras da Organização Mundial do Comércio (OMC), o país buscaria um recurso.

Já o ministro francês da Agricultura, Julien Denormandie, disse que, ainda que outros países tentem se apropriar do rótulo, a denominação Champanhe só poderia ser usada para os vinhos produzidos na região francesa de mesmo nome.

– Você pode imaginar a reação das autoridades francesas. A palavra champanhe vem daquela bela região da França onde o champanhe é produzido – defendeu Denormandie à Sud Radio.

Leia também1 Avião com 28 pessoas cai na Rússia. Não há sobreviventes
2 Miami: Sobe para 32 o número de mortos em desabamento
3 Água salgada: Fraude na venda de vacinas atinge indianos
4 Arthur Lira inclui privatização dos Correios na pauta da Câmara
5 CPI: Servidora diz que irmãos Miranda não falaram a verdade

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.