Leia também:
X EUA proíbem imigração de militantes comunistas

Programa de combate à fome vence Greta e leva Nobel da Paz

Projeto da ONU atendeu vítimas de insegurança alimentar em 88 países no ano de 2019

Paulo Moura - 09/10/2020 07h41

Programa Mundial de Alimentos entregando itens em Moçambique Foto: ONU/Eskinder Debebe

O Programa Mundial de Alimentos (PMA), administrado pela Organização das Nações Unidas (ONU), foi o grande vencedor do Prêmio Nobel da Paz em 2020. Ao todo, 318 candidatos, sendo 211 indivíduos e 107 organizações, concorriam nesta edição que foi a segunda com maior número de concorrentes, perdendo apenas para o ano passado, que contou com 376 postulantes.

Maior agência humanitária de combate à fome do mundo, o programa da ONU atendeu em 2019 vítimas de insegurança alimentar aguda em 88 países. O PMA atua em mais de 80 países e fornece alimentos a 90 milhões de pessoas no mundo, incluindo 58 milhões de crianças.

A primeira edição do Nobel foi realizada em 1901. Desde então, o Nobel da Paz é dedicado, segundo estatuto da Fundação Nobel “à pessoa que mais ou melhor trabalhou pela fraternidade entre as nações, pela abolição ou redução dos exércitos e pela promoção de congressos de paz”.

Assim como em 2019, o nome da ativista do clima Greta Thunberg era novamente apontado como sendo uma das candidatas ao prêmio. Entretanto, assim como no ano anterior, a jovem acabou não sendo a escolhida. Outro nome ligado à movimentos sociais que era colocado como candidato era do líder indígena cacique Raoni Metuktire.

Por não ser divulgada publicamente há pelo menos 50 anos, a lista dos indicados ao prêmio gera anualmente uma série de especulações e alguns nomes nada convencionais surgem em casas de apostas, como o do atacante brasileiro Roberto Firmino. Entretanto, candidatos podem anunciar que estão concorrendo ao prêmio.

Leia também1 Descoberta do vírus da hepatite C rende Nobel a três cientistas
2 Entenda a tradição que faz Brasil abrir as Assembleias da ONU
3 Eduardo Bolsonaro afirma que Trump merece o Nobel da Paz
4 Donald Trump é indicado ao prêmio Nobel da Paz
5 "Lockdown pode ter custado vidas", diz Nobel de Química

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.