Leia também:
X 5 estados se preparam para vacinar professores e policiais

Produto animal congelado segue como possível causa da Covid-19

Relatório detalha que o mercado de Wuhan incluía produtos de animais congelados de mais de 20 países

Pleno.News - 30/03/2021 12h42 | atualizado em 30/03/2021 14h19

Equipe de pesquisadores realizou investigação em Wuhan sobre como a pandemia da Covid-19 foi desencadeada Foto: Pixabay

A pista de uma possível origem do coronavírus de uma cadeia de frio é uma das alternativas deixadas em aberto nesta terça-feira (30) por uma equipe de pesquisadores que realizou uma investigação em Wuhan sobre como a pandemia da Covid-19 foi desencadeada.

Em relatório definitivo publicado hoje a missão revela que, pouco antes do fechamento do mercado de Huanan, em Wuhan, considerado o ponto de partida da propagação do patógeno, foram avaliadas 923 amostras ambientais, das quais, 73 deram positivo.

– Isso revela uma contaminação generalizada das superfícies com o SARS-CoV-2, compatível com a introdução do vírus através de pessoas, animais ou produtos infectados – diz o texto.

O relatório detalha que o fornecimento do mercado incluía produtos de animais de mais de 20 países, mantidos em uma cadeia de frio, o que inclui alguns que deram positivo para SARS-CoV-2 antes do final de 2019 ou em que foram encontrados “parentes próximos” deste vírus.

Exames realizados ao longo de 2020 em outros mercados de Wuhan e atacadistas, não identificou indícios que o vírus circulava entre animais.

Ao invés disso, o vírus foi encontrado em embalagens e produtos de outros países que forneceram produtos congelados à China, indicando que o patógeno “pode ser transportado a longas distâncias em produtos que façam parte da cadeia do frio”, explica o longo relatório, que expõe hipóteses e evidências científicas em 123 páginas.

Os pesquisadores recomendam análises adicionais para rastrear a origem do novo coronavírus e de seus ancestrais mais próximos. Esta pista, sem dúvida, levará a investigações de animais suscetíveis em granjas no sudeste asiático, aponta o estado.

*EFE

Leia também1 Covid: Anvisa nega certificação para fábrica da vacina Covaxin
2 Vacinados contra a Covid-19 no Brasil chegam a 16,2 milhões
3 Covid: Queiroga pede 50 milhões de doses à Pfizer 'o quanto antes'
4 Vacinas da Pfizer e Moderna são altamente efetivas, aponta CDC
5 Idosa de 80 anos anda 5 km a pé e não consegue ser vacinada

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.