Leia também:
X Facebook e Twitter restringem diversas contas na Rússia

Príncipe William e Kate dizem que apoiam a Ucrânia

Casal real fez comentário raro sobre a questão política envolvendo o conflito no leste da Europa

Paulo Moura - 26/02/2022 11h56 | atualizado em 26/02/2022 11h59

Kate Middleton ao lado do marido, o príncipe William Foto: EFE

O príncipe William e sua esposa Kate Middleton, da família real britânica, afirmaram neste sábado (26) que apoiam a Ucrânia no conflito envolvendo o país do leste da Europa e a Rússia. Em um raro comentário a respeito de questões políticas, o casal disse pelo Twitter que está do lado do “presidente e de todo o povo da Ucrânia”.

– Em outubro de 2020, tivemos o privilégio de conhecer o presidente (Volodymyr) Zelensky e a primeira-dama para aprender sobre sua esperança e otimismo em relação ao futuro da Ucrânia. Hoje estamos com o presidente e todo o povo da Ucrânia enquanto eles lutam bravamente por esse futuro – disseram os dois.

A declaração do casal William e Kate é incomum, já que a família real britânica geralmente não comenta assuntos políticos importantes, aderindo a uma norma constitucional de que devem permanecer neutros. Porém, na quinta-feira (24), o irmão mais novo de William, Harry, e sua esposa, Meghan, também disseram apoiar os ucranianos.

Os comentários de membros da realeza envolvendo questões políticas já geraram rusgas diplomáticas nos últimos anos. Um exemplo foram as observações privadas feitas pelo pai de William, Charles, em 2014. Na ocasião, o herdeiro real afirmou que o presidente russo Vladimir Putin estava “fazendo quase o mesmo que Hitler”.

O comentários de Charles se referiam à anexação da província ucraniana da Crimeia pela Rússia, o que provocou críticas do Ministério das Relações Exteriores russo, que disse que os comentários eram “inaceitáveis, ultrajantes” e não refletiam bem no futuro monarca britânico.

Leia também1 Zelensky se recusa a ser resgatado pelos EUA: "Preciso de munição, não de carona"
2 Augusto Nunes: Daqui a pouco o STF vai deliberar sobre a Ucrânia
3 Facebook e Twitter restringem diversas contas na Rússia
4 Bolsonaro viaja para Guarujá, onde irá passar o Carnaval
5 “Reforma tributária é projeto de Estado”, afirma senador

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.